Xepa Truck foi um sucesso
Publicado em 27/10/2015
Xepa Truck foi um sucesso
Iniciativa do Núcleo de Food Trucks da CDL de Florianópolis deve se incorporar ao calendário
Foi considerado um sucesso a realização do festival de Xepa Trucks, organizado pelo Núcleo de Food Trucks da CDL de Florianópolis e realizado dentro da programação do Viva a Cidade, sábado (24), no centro da Capital. O evento integrou a programação de abertura da Semana Lixo Zero, uma grande mobilização de eventos simultâneos que busca a conscientização da Sociedade em relação ao correto encaminhamento de resíduos. A realização do Xepa Truck foi pioneira no Brasil e o sucesso alcançado deve contribuir para a fixação do evento no calendário de atividades do Núcleo de Food Trucks.
Neste formato, os truckeiros coletaram alimentos perecíveis, ainda bons para consumo, mas que seriam descartados por questões estéticas e utilizaram estes produtos para a confecção de pratos. Os alimentos foram coletados nas redes de supermercados Hippo, Angeloni e na Ceasa.
Como não tiveram despesas com esses insumos, os truckeiros se comprometeram a reverter uma determinada porcentagem de seu faturamento total para um fundo que irá financiar a realização de um evento de trucks em uma comunidade carente.
Outra ação beneficente realizada nesta edição pioneira do festival foi o encaminhamento de todo o resíduo orgânico para o projeto da Revolução dos Baldinhos, na comunidade de Monte Cristo.
Palestrantes estrangeiros que estão em Florianópolis para participar dos eventos da Semana Lixo Zero estiveram prestigiando o Xepa Truck e ficaram encantados. Pål Mårtensson (Suécia), Leslie Frodsham Lukacs e Charles Moore (Estados Unidos) foram ciceroneados por Rodrigo Sabatini e Marina Ribeiro Lorenzi, do Instituto Lixo Zero Brasil, e pelo gestor da CDL de Florianópolis, Hélio Leite Junior.
Bernardo Simões, da Comissão de Sustentabilidade Sócio Ambiental do Núcleo de Food Truck destacou o engajamento dos truckeiros. “Constatamos muito entusiasmo com essa proposta. O resultado foi muito legal”.
A Coordenadora do Núcleo, Juliana da Silva, reforçou a opinião de Simões: “Todos querem repetir. Vamos fazer a avaliação geral do evento em nosso próximo encontro e planejar essa possível continuidade. Elogiável, sob todos os aspectos, foi a agilidade de reação dos truckeiros em montar os cardápios com praticamente dois dias de prazo em função do recebimento dos insumos, porque este não é um tempo usual para criar pratos. Nossos truckeiros superaram um grande desafio”, assegurou.
Clique aqui para abrir a galeria