Vontade de gastar independe de crise, diz o consultor Wagner dos Santos

Publicado em 09/10/2015
Vontade de gastar independe de crise, diz o consultor Wagner dos Santos

Palestra abordou o comportamento do consumidor e a importância do atendimento

O consultor Wagner dos Santos proferiu palestra aos associados da CDL de Florianópolis na noite desta quinta-feira, 08, onde abordou temas relacionados ao comportamento do consumidor, técnicas de relacionamento e principalmente sobre a importância da qualidade no atendimento no sucesso das vendas.

Wagner Fernandes dos Santos é publicitário e consultor de empresas nas áreas de marketing e vendas, com passagens por empresas como Casa da Borracha (o primeiro e inesquecível emprego em Bauru, SP), Ambev, O Boticário, Bronx e Yokohama - onde foi Diretor de Marketing. Há 03 anos vem apostando na carreira como palestrante e também ministra treinamentos e workshops.

Na atual conjuntura brasileira, Wagner destacou que temos uma crise grave na política e que se refletiu na economia. Esse momento, segundo ele, não retira a intenção de consumo.

- A vontade de gastar que o consumidor tem independe de crise, esse é um sentimento inerente a nós, sempre estamos querendo comprar algo mais – afirmou.

Ao orientar o comportamento de profissionais de vendas hoje no mercado, Wagner assinalou um erro clássico: “Os clientes não são iguais, nós como consumidores somos exclusivos. Não se pode generalizar uma técnica de abordagem de vendas pra todo mundo. Existem um milhão de técnicas de vendas à disposição, é só fazer uma busca na internet”.

Segundo ele, mesmo com todas estas alternativas de regras e técnicas para que as vendas tenham sucesso, o ponto chave continua a ser um só: o atendimento.

Ele apresentou resultado de pesquisa que indicou motivos de abandono de cliente, 6% por preço; 7% por influência de amigos; 10% por perda de confiança; 13% pelo efeito da concorrência e 60% por problemas de atendimento. “Isso quer dizer que somos nós que estamos colocando o cliente fora do nosso negócio”, concluiu.

- Quando chega um cliente na loja a nossa missão é descobrir o que ele veio fazer, qual seu objetivo. Quanto melhor for a percepção da sua vontade maior será a chance de a venda acontecer, lembrando sempre de tratá-lo com educação, respeito e falando a verdade. A partir disso, cria-se uma relação de confiança e que o consumidor saberá valorizar não só aquela oportunidade, mas também contribuindo na fidelização com o seu negócio – afirmou o palestrante.