CDL

menu

Vendas de Páscoa cresceram 5,31% em comparação com último ano

Publicado em 02/04/2013
Vendas de Páscoa cresceram 5,31% em comparação com último ano

Boa parte dos consumidores optou pelo crédito na hora das compras, segundo presidente da CNDL

A semana da Páscoa deste ano teve um crescimento de 5,31% nas vendas em relação à semana da Páscoa de 2012. Segundo o indicador SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) de atividade do comércio, calculado com base nas consultas para vendas nos sete dias que antecederam o início do feriado de Páscoa, o crescimento superou o do último ano, que foi de 4,84%.

Para o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pelizzaro Junior, o aumento real da renda do consumidor brasileiro e a ampliação do emprego formal em nível recorde contribuíram para a repetição do desempenho positivo das vendas.
Na sua avaliação, os números se enquadram nas expectativas do setor e indicam um cenário ainda aquecido para as vendas.

"Boa parte dos consumidores optou pelo crédito na hora das compras porque neste ano o feriado foi antecipado para março e acabou coincidindo com a última semana do calendário, que foi antes da folha de pagamento da maioria da população", explica.

Já em Santa Catarina, o crescimento foi de 2,84% em relação ao mesmo período de 2012. Segundo a Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC), O índice ficou abaixo da expectativa, que girava em torno dos 4%. Para o presidente da entidade, Sergio Medeiros, o principal motivo para o aumento não atingir o índice esperado foi o fato de a Semana Santa ter caído no final do mês. "Nesta época, as pessoas ainda não receberam o salário, ao contrário do que ocorreu no ano passado, quando o domingo de Páscoa foi dia 8 de abril", afirmou.

Ainda que não tenha atingido a meta, Sergio Medeiros considerou positivo o desempenho do comércio nesta Semana Santa. "Mesmo ficando um pouco abaixo do que esperávamos, é só 1,2 ponto percentual, não deixa de ser um bom resultado".

A páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo nacional em faturamento e volume de vendas, juntamente com o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. A data movimenta principalmente o setor de alimentos, como chocolates, vinhos, aves e peixes.

Confira como foram as vendas nacionais dos últimos três anos



Fonte: CNDL

galeria de imagens

Compartilhar: