Vendas a prazo no Dia dos Pais crescem apenas 1,68%
Publicado em 13/08/2013
Vendas a prazo no Dia dos Pais crescem apenas 1,68%
Indefinição política e econômica, inflação e cautela do consumidor determinaram o pior desempenho dos últimos anos A indefinição política e econômica e a inflação derrubaram as vendas do Dia dos Pais no varejo. Na semana que antecedeu a data, as consultas ao Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), que apontam o volume de vendas a prazo, cresceram 1,68% em relação ao mesmo período do ano passado. O índice ficou bem abaixo dos 4% projetados pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC). As vendas na data já vinham caindo nos últimos anos. Em 2010, foi de 7,5%; no ano seguinte, 5,4%; em 2012, 4,23%; e este ano, 1,68%. “O Dia dos Pais tem menos apelo que outras datas, como o Dia das Mães e dos Namorados. Acreditamos que, nesta época de indefinições, o consumidor tenha deixado para gastar um pouco mais no Dia das Crianças e Natal”, avaliou o empresário Sergio Medeiros, presidente da FCDL SC. As estatísticas da FCDL mostram que, neste ano, a Páscoa teve crescimento de 2,84%. Dia das Mães (4,35%) e dos Namorados (4,44%) também tiveram desempenho melhor que a homenagem aos pais. Nas próximas semanas, a FCDL deve receber os dados de uma pesquisa que vai apontar o volume global de vendas – que inclui também os pagamentos à vista e no cartão de crédito. Para o dirigente lojista, a situação política e econômica brasileira tem levado o consumidor a adotar uma posição de maior cautela, o que também implicou uma queda de 4,99% no volume de vendas em julho com relação ao mesmo período de 2012. Com este resultado, o período janeiro-julho 2013 registrou queda de 1,17% no volume de vendas na comparação com os sete primeiros meses do ano passado. A inadimplência voltou a subir em julho e atingiu 2,76%. Esta foi a segunda elevação consecutiva do índice. O percentual – que havia caído de 3,64% para 2,41% em maio – já tinha crescido para 2,48% em junho. Fonte: FCDL/SC