CDL

menu

Uma semana inesquecível

Publicado em 13/10/2014
Uma semana inesquecível

Milhares de pessoas prestigiaram a programação da Semana Rosa na capital

Uma semana inteira dedicada à saúde e ao bem-estar da mulher. Milhares de pessoas prestigiaram a Semana Rosa, que aconteceu de 6 a 11 de outubro nas principais ruas do centro da capital. Realizado pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da CDL de Florianópolis, em parceria com a Amucc, a programação começou em grande estilo na segunda-feira (6), com o Dia da Prevenção. As médicas Maria Luiza Nagel e Regina Celi Rocha tiraram dúvidas sobre o câncer do colo de útero, HPV, endometriose e o câncer de mama. Também houve demonstração de SPA, com hidratação de mãos e lábios.
Na terça-feira (7), a rua Jerônimo Coelho virou uma passarela para as blogueiras Dani Garlet (www.danigarlet.com.br), Ana Lia (www.poderosaderosa.com.br) e Luma Paganella (www.toher.com.br), que promoveram a oficina de customização de camisetas. “É maravilhoso poder usar o meu blog e as minhas redes sociais para divulgar a campanha. Estou imensamente feliz por fazer a minha parte e contribuir com essa causa tão nobre”, comemorou Dani Garlet, que customizou centenas de camisetas da campanha.

Consultoras de beleza também ofereceram curso de automaquiagem para as mulheres. “Muitas são donas de casa, que na maioria das vezes não têm a atenção que merecem. É uma imensa alegria ver o quanto elas saem daqui felizes, com a autoestima fortalecida e mais confiantes”, contou a consultora Tatiana Bianca. O evento também teve a exposição “Modateca e Outubro Rosa”, oferecido pela Udesc, com looks dos anos 60, 70 e 80, além da apresentação do Coral Infantil do Adventista.

Já na quarta-feira (8), no Dia do Bem-Estar, foi hora de literalmente mexer com o público! Além de limpeza de pele e massoterapia, houve aula de zumba, de yoga e de alongamento. Técnicos de enfermagem da Escola Advance estiveram no local para medir a pressão dos participantes. “Mais de 300 pessoas foram atendidas ao longo dia, sendo que algumas estavam com a pressão alterada e orientamos a procurar o médico”, contou Deise Luiz Steffens, enfermeira e professora da Advance. Para aliviar o estresse, profissionais do Senac ofereceram quick massage para os presentes. “É um evento fundamental pela causa defendida e, também, por possibilitar mostrar um pouco mais sobre o que todas as áreas da saúde podem fazer pelas pessoas”, explicou a fisioterapeuta Kris Artiero.

Consultoras também passaram orientações sobre os cuidados com a pele. De acordo com a esteta cosmetóloga Fernanda Morel, muitos acham que os cuidados com a pele dizem respeito somente à beleza. “A maioria não tem consciência, por exemplo, sobre a importância de usar o filtro solar para evitar o câncer de pele ou outros malefícios. E muita gente só começa a usar o filtro solar após ter um problema sério na pele, que poderia ter sido evitado. São pequenas rotinas que ajudam a obter bons resultados”, alertou.

E como não dá para falar em saúde e bem-estar sem falar de uma alimentação adequada, a quinta-feira (9) foi dedicada ao Dia da Nutrição. Estudantes da Univali de Itajaí estiveram na rua Conselheiro Mafra para passar dicas sobre alimentação balanceada, preparo de comidas saudáveis e demonstração da composição de alguns alimentos. “A alimentação balanceada é essencial para uma boa qualidade de vida, pois tem um fator preventivo muito grande. Os alimentos saudáveis contém vitaminas, fibras, antioxidantes, minerais, entre outros elementos, que ajudam na prevenção de várias doenças”, disseram os alunos Letícia Bassotto, Lucas Antônio e Mirella Alves, que cursam o quarto período de nutrição.

A programação teve ainda dois dias dedicados à beleza feminina, nas ruas Conselheiro Mafra (10) e João Pinto (11), com maquiagem, corte de cabelo, limpeza de pele e bambuterapia. Nestas datas também puderam ser feitas doações de cabelos para a confecção de perucas, que serão doadas para o Cepon.

A Semana Rosa também contou com a presença do Núcleo de Óticas da CDL de Florianópolis, que realizou testes de acuidade visual de graça na população. Também foram feitas ações de conscientização sobre a importância de adquirir óculos e lentes originais, de boa procedência, para evitar malefícios à saúde dos olhos.

“Foram realizados mais de 100 testes completos de acuidade visual, sendo que mais de 400 pessoas receberam orientações quanto à saúde dos olhos. O que chamou muito a nossa atenção foi à falta de urgência que se dá à saúde ocular. Muitas pessoas enxergam mal e não se dão conta de que aquela dor de cabeça incurável, por exemplo, é causada por óculos defasados”, alertou Elídio Yocikazu Sinzato, coordenador do Núcleo de Óticas da CDL da capital.

Ao fim do evento, o sentimento de todos era de missão cumprida. De acordo com Sandra Leonardi, coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora da CDL de Florianópolis, a Semana Rosa foi além das expectativas. “Todos trabalharam de forma incansável e foi uma experiência maravilhosa em nossas vidas. Foi sensacional ver o retorno do público e o quanto as pessoas contribuíram para a causa, com mais de mil camisetas vendidas. Aprendendo mais a cada dia e, com certeza, são lições que levaremos para o próximo ano”, comemorou Sandra.

O mesmo sentimento de realização foi compartilhado por Sara Camargo, presidente da entidade. “A CDL de Florianópolis mais uma vez participou do Outubro Rosa e a realização da Semana Rosa intensificou ainda mais esse importante movimento. Tivemos uma grande aceitação e participação da população. Muitas pessoas vieram prestigiar as nossas atividades, conhecer mais o trabalho da Amucc e se informar sobre a doença. Essa é uma luta incansável, que só traz benefícios para todas as mulheres”, comentou Sara. “Todos foram incansáveis e não mediram esforços para que tudo saísse perfeito. Portanto, encerramos a Semana Rosa extremamente realizados”.

Clique aqui para abrir a galeria

galeria de imagens

Compartilhar: