Tudo quase pronto para a procissão do Senhor dos Passos
Publicado em 14/03/2013
Tudo quase pronto para a procissão do Senhor dos Passos
Reunião na CDL de Florianópolis serve para acertar detalhes finais
Prefeito Cesar Souza presente na reunião.
Até sexta-feira (15), todos os ajustes pedidos à prefeitura da Capital para a realização da procissão do Senhor dos Passos estarão devidamente atendidos. Isso foi o que garantiu na manhã desta quarta-feira, 13, na sede da CDL de Florianópolis, o prefeito César Souza Júnior (PSD), na reunião final de todos os envolvidos na realização do evento. O prefeito leu a relação apresentada pelos organizadores da procissão e foi listando item por item as providências encaminhadas: iluminação, pintura do meio-fio, controle de trânsito, transferência do ponto de táxi da praça XV, linhas extras de ônibus e abertura de estacionamentos, entre outros. O vice-prefeito João Amin (PP), também secretário de Obras, acrescentou que todas as irregularidades no piso – que já haviam sido corrigidas, mas foram atingidas pelas últimas chuvas – também estarão prontas até sexta.
A procissão do Senhor dos Passos, em sua 247ª edição (foi realizada pela primeira vez em 1766), acontece no sábado e domingo. O evento é tombado como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina pelo Conselho Estadual de Cultura, e pode atingir essa classificação em nível nacional, segundo o provedor da Irmandade do Senhor dos Passos, José Carlos Pacheco. “É o evento religioso que mais gente põe na rua. Na última aferição da PM, no ano passado, havia 35 mil pessoas”, disse o provedor.
Estiveram na reunião secretárias municipais, Polícia Militar, Guarda Municipal e Bombeiros.
A PM e a Guarda Municipal de Florianópolis vão dividir a responsabilidade pela segurança do evento, segundo o tenente-coronel Araújo Gomes, comandante do 4º Batalhão da PM: a GMF, com 25 guardas, cuidará do trânsito; a PM, com cem policiais nos dois dias, responderá pela segurança e manejo de pessoas. O comandante disse que a corporação utilizará policiais à paisana para evitar a ação de punguistas e vai intensificar o uso de plataformas elevadas, que servem tanto para dar melhor visão aos patrulheiros quanto como ponto de referência aos participantes da procissão. Completando o esquema de apoio, o Corpo de Bombeiros Militar colocará à disposição duas ambulâncias.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 16, sábado
7h30 – Missa e Procissão do Carregador
18h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos
20h – Translado da imagem do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana
Dia 17, domingo
9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
16h – Procissão do encontro das imagens do Senhor Jesus dos Passos com Nossa Senhora das Dores e sermão do encontro
Confira as fotos da reunião aqui.