CDL

menu

Trabalho no comércio: oportunidades e alta rotatividade marcam SC

Publicado em 24/02/2015
Trabalho no comércio: oportunidades e alta rotatividade marcam SC

Presidente da CDL da Capital participou do programa Conversas Cruzadas que detabeu o tema Dados do Ministério do Trabalho apontam que o comércio varejista catarinense possui mais de 300 mil trabalhadores formais e é o que mais emprega em todo estado. Em contrapartida, é o que tem maior circulação de profissionais, com 21,84% permanecendo até três meses no mesmo emprego. Esse foi o tema do programa Conversas Cruzadas da última quarta-feira (18), que discutiu soluções para minimizar o problema. O presidente da CDL de Florianópolis, Marco dos Santos, foi um dos convidados, juntamente com Maurício Rubineck, empresário do ramo de ótica, Jayme Scherer, empresário do ramo de comércio varejista e Ronaldo Agostinho, analista comercial do Senac.

Na opinião do presidente da CDL da Capital, a alta rotatividade de mão de obra nas empresas é causada por vários fatores, desde a falta de qualificação do colaborador, até ausência de planos de incentivo e projeção de crescimento. “Também existe uma grande quantidade de jovens assumindo as vagas e que trazem consigo uma linguagem muito diferente daquela que o mercado está acostumado a ouvir. Esse conjunto faz com que os dados apontem para esses números.”, comentou.

Segundo Marco dos Santos, para estar na vanguarda é necessário aliar a tecnologia ao dia a dia e, neste cenário, o conceito de multicanal é fundamental. Quem faz essa operação muito bem é o jovem, que está inserido no mundo virtual 24 horas por dia. O presidente, no entanto, faz um alerta. “É preciso ter bom senso e regras estabelecidas para que a tecnologia seja utilizada em beneficio da empresa e do próprio funcionário, não como distração durante o expediente”.

galeria de imagens

Compartilhar: