CDL

menu

SPC: Comércio de SC cresce 0,10% em setembro e diminui ritmo de recuperação

Publicado em 05/10/2012

Índice de inadimplência tem leve alta novamente, segundo balanço divulgado pela FCDL SC

O movimento do comércio no mês de setembro apresentou uma ligeira melhora em relação a setembro do ano passado, segundo balanço do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) de Santa Catarina. Embora os números de janeiro a setembro de 2012 continuem negativos em relação ao mesmo período de 2011 (- 1,06%) – e apesar de este mês ter apresentado crescimento menor do que agosto (0,79% positivo) – a expectativa do presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC), Sérgio Medeiros, continua sendo de crescimento de 3% para o comércio até o final do ano.

“Acho que dá para manter. Apesar de o movimento no ano ainda estar negativo, o comércio costuma crescer mais que o PIB, cuja previsão está em 1,7%. Nós temos esperança de um Natal muito bom e de novembro também bom, quando já começa o movimento de férias. Estamos esperando uma melhora a partir do Dia da Criança. Outubro, novembro e dezembro serão os meses de salvação da pátria”, disse Medeiros.

A inadimplência manteve a tendência de crescimento que havia apresentado no mês passado: atingiu 1,92%, contra os 1,64% a que tinha chegado em agosto, embora, para o presidente da FCDL SC, isso não chegue a preocupar. “Essa variação é normal. Preocupante é quando passa de 3% ou 3,5%”, disse.

Inadimplência

Com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a FCDL apresentou levantamento indicando os números da inadimplência por sexo e pelo ramo de atividade do comércio onde a dívida foi gerada. O estudo aponta que, no ramo de tecidos, vestuário e calçados, as mulheres respondem por 66% do débitos não quitados. Em contrapartida, os homens detêm 77% das dívidas no ramo de veículos e motos.

Fonte: FCDL/SC

galeria de imagens

Compartilhar: