Sexta edição do Inova+Ação reúne grandes nomes do mercado e traz experiência do dia a dia para materializar cases de sucesso
Publicado em 05/08/2024
Sexta edição do Inova+Ação reúne grandes nomes do mercado e traz experiência do dia a dia para materializar cases de sucesso
O prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, destacou que vivenciou todas as fases do varejo, mas o que nunca mudou foi o atendimento e a dedicação do comerciário e a busca pelo desenvolvimento do mercado, sinalizando a importância do evento e a busca constante pela informação e inovação.
Confira alguns destaques da sexta edição do Inova+Ação:
A primeira palestra foi de Osmar Della Valentina, ex-presidente do Grupo Gazin, com o tema Como Fazer o Simples Extraordinariamente Bem Feito. Ele destacou que as mudanças não podem ser apenas tecnológicas, mas também comportamentais. “Mudanças tiram as pessoas da zona de conforto. Não existem atalhos. O certo é aquilo que atende a grande maioria e não ao outro”, pontuou. Outro ponto que ele destacou em sua fala foi a necessidade de prática e discurso estarem atreladas. “Pra isso também é preciso ouvir público interno e externo, investindo em pessoas. O líder, empreendedor, deve sempre criar um bom ambiente de trabalho, treinar pessoas para entregar um bom resultado”.
Já Thiago Barroso, executivo do Google, apresentou a história da companhia e destacou que 2024 é um ponto de inflexão e que a jornada de consumo está cada vez mais complexa. “66% dos consumidores buscam experiência personalidade ao mesmo tempo em que os consumidores buscam cada vez mais privacidade e o grande desafio está no esforço X resultado X utilização da inteligência artificial”, explicou. Na sua fala ressaltou uma realidade para todos os empresários: varejo deve redefinir o crescimento enquanto cumpre meta de lucros. E, para isso, trouxe a reflexão sobre a necessidade de tornar a IA útil para todo o mundo. “48% dos brasileiros usaram IA nos últimos 12 meses e média global é de 38%. O primeiro passo é entender como utilizar a inteligência a favor do negócio, lembrando que ela não é o piloto e sim copiloto, o empresário é que tem que determinar o caminho, suas metas e seus desafios a serem superados”.
Uma das palestras mais aclamadas do dia foi a que reuniu no palco três gerações de uma das maiores varejistas de Santa Catarina: o Koerich. Com o tema Gestão em três gerações , Antonio, Ronaldo e Eduardo Koerich, apresentaram um apanhado sobre a história da varejista, a essência da família e os pilares que constroem a longevidade. A empresa, que completa 70 anos em 2025, destacou que a diversificação é um dos segredos de sucesso, para crescer e perpetuar a marca. “É essencial a preservação dos valores, a valorização da cultura organizacional, entender todos os processos da empresa e conhecer os clientes e principalmente, a concorrência”, destacou Ronaldo Koerich, vice-presidente do Koerich.
Antonio Koerich encantou toda a plateia com seus ensinamentos e mantras, como o Ser mais, Fazer melhor e Ter menos. Outra filosofia e que é o MPP - marca, parcerias e pessoas. “Essa é uma tríade e que sustenta todas as relações”, celebrou Antonio Koerich.
Eduardo Koerich, a terceira geração, destacou a importância do planejar, compartilhar e a disciplina na execução. “Precisamos que todos na empresa entendam e internalizem os processos e a estratégia para que o resultado seja uma realidade. Estamos há 15 meses com meta batida e esse é um trabalho constante. Inovação não é só tecnologia, inteligência emocional e o olhar para o outro também são inovações”, destacou. Os empresários falaram também sobre as dificuldades e percalços, salutares para crescer.
Na sequência, Magno de Sousa Lima Neto, representante do SPC Brasil, falou sobre o Futuro do Crédito Impulsionando Novas Oportunidades de Negócio, abordando a multicanalidade, monetização de dados e a utilização de ferramentas de inovação.
Eduarda Vescovi e Munife Mansur falaram sobre vivências, gestão e vendas, trazendo práticas do dia a dia, sob a ótica de uma gestora e um vendedor.
Outro tema que gerou grande engajamento com o público foi a palestra de Gustavo Teixeira, com o tema Comunicação em 2030. “Comunicação e vendas estão intimamente ligadas, a jornada de consumo de conteúdo está hipercomplexa e é preciso cada vez mais o investimento nessa relação”, destacou. Outro ponto abordado foi a TV 3.0 com interação social. “A tv será a maior rede social do país, com marcas dentro da programação, os produtos sendo exibidos e as pessoas já comprando, se conectando com as marcas”, pontuou.
Outro fator destacado por Gustavo foi a utilização da IA na comunicação e a necessidade cada vez maior das marcas treinando a IA para engajar o público. “Outro ponto muito importante são as ativações com experiência e conteúdo, os consumidores estão cada vez mais ávidos e conhecendo os projetos e produtos e por isso é preciso o encantamento”.
Outra palestra que também reforçou conceitos de inteligência artificial foi a de Thiago Reis, da Growth Machine. “São três pilares para que o empresário tenha demanda infinita: inteligência artificial, análise de dados e estratégias inovadoras”. Reis destacou que a inteligência artificial deve ser uma ferramenta e que o empresário deve ser o grande condutor.
Outra marca catarinense que abrilhantou o evento foi o Grupo Malwee. O diretor comercial Eduardo Marcelo Francisco apresentou a história da empresa, estratégias de aceleração e expansão de vendas. “Para isso, investimos em inovação, tecnologia e modelos variados de mercado”, salientou.
O embaixador do Mercado Livre, André Santos, apresentou a história da empresa, que figura como maior market place da América Latina e estratégias para vendas no Mercado Livre.
O segmento automotivo também esteve presente no Inova+Ação. Paulo Toniolo Júnior apresentou a pujança da DVA, uma empresa catarinense com 52 anos no mercado. O empresário destacou que o marketing é um dos pilares do trabalho e das ações desenvolvidas pela empresa, para fomento de marca, credibilidade e relacionamento com mercado e consumidores. Dando sequência ao tema, Pablo Toledo, diretor de marketing da BYD Brasil apresentou o case de vendas e comunicação da marca no Brasil. “O Brasil é um dos principais mercados fora da Ásia para a BYD. A gente traz todos esses elementos para o investimento pesado em TV aberta, além de abrir uma fábrica e investir no bom relacionamento institucional entre o Brasil e a China. Precisamos enviar a mensagem de que estamos fazendo um investimento a longo prazo no país, de que não somos aventureiros. Não é mais uma empresa chinesa, por exemplo: é uma empresa brasileira há 10 anos. Não estamos despejando um carro descartável aqui. Estamos pensando em pós-venda, em vida longa. É muito importante liderar a narrativa. Esse é o papel que nos cabe, porque é esse o tamanho da empresa. Precisamos passar segurança sobre desempenho, sobre longevidade, sobre eficiência.”
Mauro Nomura, CEO do Grupo Nomura, levou para a plateia suas vivências, estabelecimento de metas e ampliação de mercado. “Indústria não está preparada para varejar, ela precisa da interface do varejo para conhecer e, principalmente, entender o consumidor”. Atualmente a marca conta com 34 lojas no país, 600 colaboradores e faturamento na ordem de 330 milhões.
Trouxe também insights sobre o novo varejo, destacando que esse conceito explora áreas de experiência, customização de produtos, tecnologia embarcada e conexões com os locais onde a loja está inserida. E destacou importantes questões sobre o novo perfil do consumidor.
Porã Bernardes apresentou um tema extremamente atual e com sinergia tanto para empreendedor quanto para quem está pensando em empreender: Como surfar a onda da inovação no oceano da incerteza?
“Inovação é um processo de aprendizado, inovar é o novo que dá certo. Inovação é feita por pessoas para pessoas e inovar não é algo fácil, é um caminho com vários momentos difíceis e é preciso falarmos também que esse processo é um caminho com erros e incertezas. É preciso sim resiliência, mas é preciso mostrarmos o que não dá certo”.
Patrícia Fernandes, vice-presidente litoral da ADVB explorou o tema vendas e marketing de alta performance com sua expertise em grupos nacionais e internacionais e cases que garantiram prêmios, como o Top One da ADVB. “Não existe vendas sem marketing e vice-versa”.
Outra palestra que gerou sinergia com o público foi a de Dayane Titon, que apresentou o case Energia para Crescer: Como a Baly Brasil se tornou a Maior Marca Brasileira de Energéticos. “Empreender sempre assumindo riscos, mas, é importante saber conduzir sua carreira com protagonismo”. A empresária antecipou, em primeira mão, o lançamento de uma linha, com meio milhão de latas, onde 100% do lucro será destinado para a reconstrução do Rio Grande do Sul. O produto deve chegar ao mercado nas próximas semanas.
Para encerrar o Inova+Ação a CDL Florianópolis levou ao público um comediante para falar sobre vendas, com o tema Curso de Formação de Briqueadores, Chico - O vendedor raiz.
Além de 16 outras palestras paralelas e mentorias e uma feira de negócios. O presidente da CDL, Júlio Geremias, celebrou o sucesso do evento com entusiasmo. “Nosso time superou todas as expectativas na organização e na prática. As palestras na plenária principal dialogaram com o nosso público, trazendo exemplos palpáveis e aplicáveis no dia a dia, com cases que inspiram. As mentorias foram uma grata surpresa, pois os participantes realmente mostraram interesse e engajamento, aproveitando as trocas. E a feira de negócios foi uma grande interface de networking”, finaliza.
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