Semana Nacional de Conciliação tem início nesta segunda-feira (21) na Capital

Publicado em 22/11/2016
Semana Nacional de Conciliação tem início nesta segunda-feira (21) na Capital

Evento que auxilia na renegociação das dívidas acontece até sexta (25)

Há 11 anos que o Poder Judiciário promove a Semana Nacional de Conciliação para auxiliar os consumidores a negociarem suas pendências financeiras com as empresas de modo ágil e amigável.

A CDL de Florianópolis é uma das entidades parceiras na campanha e, nesta edição, quatro empresas associadas estão com balcão de atendimento no Tribunal de Justiça para atender os consumidores. Para Maura Goulart Fernandes, 61 anos, aposentada, o evento surgiu na melhor hora. “Estava com vergonha de estar devendo no comércio. A negociação foi muito boa, estou satisfeita com o acordo e, principalmente, meu nome estará limpo em 15 dias após o pagamento da primeira parcela”, comemorou a aposentada.

A estimativa deste ano é de realizar mais de cinco mil acordos das sete mil audiências marcadas para o longo da semana. Segundo Nelcira Cassol, técnica do judiciário, esta promoção serve para negociar e resolver os conflitos financeiros. “O mais importante é vir conversar, cada um sabe das suas condições e o quanto consegue pagar. É dialogando que as partes chegam numa conciliação ideal, sem que afete a vida financeira da família”, explicou a servidora.

O primeiro dia de evento foi muito movimentando e computou saldo positivo. Para Tânia Hoffmann, gerente de SPC da CDL de Florianópolis, esta segunda-feira serviu como termômetro para os próximos dias de evento. “As pessoas chegam aqui dispostas a colocarem os débitos em dia para retornarem para o mercado de consumo. Somente ontem foram 17 acordos homologados, que geraram mais de 80 mil reais de recuperação para os associados participantes”, finalizou. Semana da Conciliação

Este ano, a iniciativa engloba, além das conciliações – realizadas no Tribunal de Justiça, na Rua Álvaro Millen da Silveira, nº 208 –, uma extensa programação de atividades de integração social e um mix de serviços voltados à cidadania como dicas de saúde, bem-estar, beleza, estética e apresentações culturais, entre outras que acontecem nas praças 15 de Novembro e Fernando Machado, e pelos largos da Catedral e da Alfândega. Todos os atendimentos ligados à campanha tiveram início nesta segunda-feira (21) e seguem até sexta-feira (25), das 9h às 18h.