CDL

menu

SC gera cerca de 15 mil empregos formais em fevereiro

Publicado em 22/03/2013
SC gera cerca de 15 mil empregos formais em fevereiro

O município que teve a maior expansão foi Blumenau, com 2.800 novos postos de trabalho

Em fevereiro no Estado foram criados 15.072 empregos com carteira assinada. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na quinta-feira, dia 22, o aumento de 0,79% no número de empregos formais em Santa Catarina, foi o maior observado em toda a região Sul (média de 0,67%).

De acordo com o estudo, Santa Catarina ocupou o quarto lugar do ranking nacional de geração de postos formais de trabalho e o terceiro lugar em termos de expansão relativa do emprego, atrás apenas de Goiás e Mato Grosso.

O resultado positivo na geração de empregos no Estado pode ser explicado pelo bom desempenho dos setores da indústria (+9.842) e da administração pública (+3.589 postos) com cerca de 90% das vagas do Estado. No caso da Indústria, a geração de vagas foi verificada em todos os segmentos, com as maiores expansões nos ramos têxtil e de vestuário (+2.714), indústria mecânica (+1.364) e indústria de borracha e fumo (+1.193). Esta última obteve o maior crescimento relativo (+6,4%) dentre os segmentos da Indústria, seguida pela indústria de material de transporte (+2,4%) e pela indústria mecânica e de calçados (ambas com 2,3% de crescimento).

Municípios

Entre os 36 maiores municípios de Santa Catarina, os que registraram maiores saldos de empregos formais em fevereiro deste ano foram Blumenau (+2.800), Joinville (+1.913) e Jaraguá do Sul (+1.284).

Estudo

A informação consta do estudo realizado pelo setor de Informação e Análise do Mercado de Trabalho que é vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).

Fonte: Economia SC

galeria de imagens

Compartilhar: