Santa Catarina está entre os estados que mais facilitam a abertura de empresas

Publicado em 15/09/2021
Santa Catarina está entre os estados que mais facilitam a abertura de empresas

Há 576 atividades econômicas que não precisam de nenhum alvará do Corpo de Bombeiros Militar, Instituto do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária para funcionar em Santa Catarina. O número coloca o estado no segundo lugar do Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, do Ministério da Economia, o que significa um ambiente de negócios mais livre e favorável à abertura de empresas.

A facilidade para abrir e manter empresas em Santa Catarina é uma das maiores cobranças feitas pelo governador Carlos Moisés à equipe de governo. “O Poder Público precisa ser um facilitador, não um obstáculo para quem quer trabalhar, empreender e produzir. Com a liberação de alvará para atividades de menor risco, o Estado também agiliza a análise de projetos mais complexos, o que melhora o ambiente de negócios para todos”, detalha o governador.

Em Santa Catarina, há 1.328 atividades dispensadas de alvará do Corpo de Bombeiros, 577 do Instituto do Meio Ambiente e 577 da Vigilância Sanitária, de acordo com o relatório do Ministério da Economia. O número de 576 diz respeito às atividades dispensadas de alvarás e licenças dos três órgãos simultaneamente.

“O estado confia e aposta no empreendedor. A liberação de atividades de baixo risco simplifica o processo de abertura de empresas e se torna mais um atrativo para receber novos negócios. Santa Catarina tem vários incentivos e programas para quem quer empreender que nos tornam cada vez mais competitivos, com mais oportunidades, emprego e desenvolvimento”, enfatiza o Secretario de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

Fonte: Governo de Santa Catarina