Salário minímo regional de SC é reajustado
Publicado em 19/01/2012
Para os trabalhadores do comércio o piso salarial passa de R$ 695 para R$ 764
Na última segunda-feira, representantes de centrais sindicais e federações empresariais do Estado fecharam acordo coletivo para reajuste médio do salário mínimo regional em 10,05% para 2012.
Nos termos do citado acordo, o piso salarial dos trabalhadores da faixa I (empregadas domésticas e outros) passa de R$ 630 para R$ 700. Da faixa II (empregados das indústrias de vestiário e calçados e outros) passa de R$ 660 para R$ 725. Já para os trabalhadores da faixa III (empregados no comércio em geral e outros) o piso salarial passa de R$ 695 para R$ 764. O da faixa IV (empregados das indústrias metalúrgicas e outros) passa de R$ 730 para R$ 800.
Muito embora tenha surgido um movimento liderado por alguns sindicatos e federações de trabalhadores pretendendo a anulação do acordo e a retomada das negociações para que o reajuste estadual seja pelo menos igual ao do salário mínimo nacional (14,13%), o Presidente da Força Sindical em Santa Catarina, Osvaldo Mafra, afirmou ao Diário Catarinense que o acordo vai ser mantido, haja visto que as centrais sindicais e as federações que participaram das negociações possuíam autonomia para decidir.
Assessoria Jurídica
galeria de imagens
destaques
-
CDL Florianópolis prorroga uso de passaporte do Boteco Cultural até 31 de outubro
Por Assessoria de imprensa em 24.09.2026
-
CDL Florianópolis recebe Jorginho Mello para discutir prioridades econômicas de SC
22.09.2026
-
CDL Florianópolis recebe João Rodrigues para discutir prioridades econômicas de SC
Por Assessoria de imprensa em 17.09.2026