Saiba o que volta a funcionar com a mudança nas medidas de restrição em SC

Publicado em 31/08/2020
Saiba o que volta a funcionar com a mudança nas medidas de restrição em SC

Uma das mudanças mais significativas é que o transporte coletivo municipal, antes proibido quando a região estivesse em nível gravíssimo, agora está liberado

O governo de Santa Catarina alterou na sexta-feira (28) a portaria número 592/2020. Com a ação, houve mudanças no que é permitido em cada um dos níveis da avaliação de risco potencial para à Covid-19. As alterações entraram em vigor já na sexta-feira.

Uma das mudanças mais significativas é que o transporte coletivo municipal, que antes era proibido de circular quando a região estivesse em nível gravíssimo, agora está liberado. O mesmo vale para eventos esportivos, abertura de shoppings centers e bares e restaurantes.

O mapa de risco potencial divide o Estado em 16 regiões e classifica quanto ao risco de transmissão da Covid-19 quatro níveis — moderado, alto, grave e gravíssimo. Com alteração no decreto, fica autorizado do funcionamento de cinemas, teatros, museus, eventos, shows e espetáculos a partir do risco alto.

A última atualização do mapa foi feita na terça-feira (25). Nela Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí, Nordeste, Carbonífera e o Extremo Sul Catarinense são tidos como em risco gravíssimo.

Extremo Oeste, Oeste, Xanxerê, Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Rio Peixe, Planalto Norte, Serra Catarinense, Médio Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis e Laguna têm risco grave.

Com a alteração, ficam proibidas neste momento na Grande Florianópolis, por exemplo, conferências públicas ou privadas que gerem aglomerações. Aqui não estão incluídos missas e cultos religiosos.

Confira o que pode funcionar e o que está restrito em cada um dos quatro níveis:
Risco gravíssimo
Estão liberados:
bares e restaurantes com atendimento no local;
academias
shopping centers, galerias, centros comerciais e comércio de rua
supermercados e lojas de departamento
hotéis, pousadas e albergues
transporte coletivo urbano municipal
táxis e veículos de transporte por aplicativo
eventos e competições esportivas profissionais de automobilismo e futebol, sem presença de público, bem como o treinamento com ou sem bola
eventos públicos de entretenimento na modalidade drive-in
atividades de empresas especializadas no controle de pragas urbanas
serviços de tele-entrega
leilões de bovinos
agências bancárias, lotéricas e cooperativas de crédito
profissionais autônomos ou liberais de saúde
construção civil e obras de infraestrutura
aulas práticas de cursos técnicos, atividades de ensino presencial em estabelecimentos acadêmicos públicos e privados nas modalidades de ensino superior e pós-graduação, bem como aulas teóricas nas dependências do Detran e centro de formação de condutores

Seguem proibidas: suspensão de atividades em cinemas, teatros, casas noturnas, museus, assim como de eventos, shows e espetáculos
suspensão das aulas presenciais nas unidades das redes pública e privada de ensino, municipal, estadual e federal, relacionadas a educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA)
suspensão de concentração e de permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praias e praças, com exceção da prática de esportes individuais
suspensão de conferências públicas ou privadas que acarretem aglomeração de pessoas, com exceção de missas e cultos religiosos
suspensão do funcionamento dos serviços públicos municipais, estaduais e federais que não puderem ser prestados de forma remota, excetuados os serviços essenciais;
fiscalização e encerramento das atividades de estabelecimentos que não estejam atendendo às normas sanitárias de prevenção à Covid-19, como uso de máscara, distanciamento entre as pessoas e disponibilização de álcool 70%

Risco grave
Todas atividades que tem funcionamento permitido no risco gravíssimo seguem autorizadas no risco grave. A única mudança e a suspensão da liberação de conferências públicas ou privadas que acarretem aglomeração de pessoas, com exceção de missas e cultos religiosos.
Risco alto
Nesse nível estão autorizadas todas as atividades previstas na classificação gravíssimo e mais: congressos, palestras, seminários e afins
feiras, exposições e atividades esportivas de caráter recreativo
Risco moderado
Seguem autorizadas as atividades já liberadas no nível gravíssimo e mais atividades podem retornar: eventos sociais, feiras, exposições, atividades esportivas de caráter recreativo, cinemas, teatros, museus, shows, espetáculos e casas noturnas
acesso de público a competições esportivas públicas ou privadas, oficiais ou não.

Fonte: ND Mais
Foto: Anderson Coelho/ND