CDL

menu

Roteiro Autoguiado do Centro Histórico é lançado na CDL de Florianópolis

Publicado em 24/08/2012

Mapas com marcos da história da Capital serão distribuídos gratuitamente em hotéis, restaurantes e em bancas da praça XV

Um marco na história da CDL.

Foi assim que Osmar Silveira, diretor de Assuntos Públicos e Políticos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis definiu o  Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis, projeto do professor Antônio Pereira Oliveira que a CDL abraçou – com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Turismo e verba do Funturismo – e que foi lançado na noite de quarta-feira, 22, na sede da entidade. Representando o governador e o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, esteve presente à solenidade o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza.

Além do lançamento oficial do programa, o evento na CDL serviu para a diplomação dos 26 alunos do Instituto Federal de Santa Catarina que fizeram o curso de cinco dias – com o professor Antônio – para trabalhar como guias turísticos em cima do Roteiro Autoguiado. “Foi um curso excelente, porque reforçou os pontos turísticos e trabalhou a memória. Não se mostra somente o prédio, conta-se sua história”, resumiu Isabel Fernandes Silveira. “Eles é que foram espetaculares, muito interessados, ativos”, devolveu o mestre.

“O projeto teve a CDL como meio [para ser concretizado], mas é um projeto da cidade. É um projeto que vai ficar para a cidade, para que o turista não pense que Florianópolis é só a Catedral, o Palácio Cruz e Sousa e o Mercado Público, para que ele não tenha só a imagem da Praça XV”, disse Osmar Silveira.

Prof. Antônio Pereira Oliveira, Presidente da CDL, Pedro Paulo de Abreu, Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza e aluno do curso Roteiro Autoguiado, André Pereira Rodrigues.
O roteiro

A proposta do Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis é apresentar os mais importantes pontos históricos da região central da Capital, para serem visitados em um percurso rápido e oferecendo conteúdo de qualidade. “A iniciativa é uma contribuição ao turismo qualificado da cidade, valorizando a história e cultura secular da capital catarinense”, resumiu Pedro Paulo de Abreu, presidente da CDL de Florianópolis. “A publicação será muito útil também aos moradores, que nem sempre têm intimidade com nosso patrimônio”, acrescenta Abreu.

O conteúdo é assinado por um dos maiores especialistas em turismo da cidade – o ex-professor universitário Antônio Pereira Oliveira, autor de vários livros sobre o tema. “Em três ou quatro horas de caminhada é possível conhecer ruas, igrejas, casarios, museus, praças e monumentos, com informações sucintas e diferenciadas”, explica Pereira Oliveira, que também é consultor em turismo e fundou a primeira agência de viagens de Florianópolis. “A cidade se ressentia de uma publicação deste perfil”, observa.

Em cada ponto apresentado e descrito no Roteiro há um mosaico com o Boi de mamão, personagem do folclore luso-açoriano, constituindo uma trilha a ser seguida pelos visitantes. “São 25 paradas para viajar no tempo e respirar o passado”, reforça o autor do conteúdo.

Curiosidades sobre a origem da lendária figueira da Praça XV, as telas de alto valor artístico do interior da Catedral Metropolitana, a importância arquitetônica das linhas neoclássicas do prédio da Alfândega e a memória política do café Ponto Chic (O Senadinho) são alguns dos aspectos do Roteiro. “Nossa pretensão é despertar o interesse àqueles que se interessam por história, com informações básicas. No mercado turístico, esse perfil de visitante está cada vez mais em alta”, diz Antonio Pereira Oliveira. Para auxiliar na orientação, o Roteiro Autoguiado inclui um mapa artístico, assinado pela ilustradora Vera Muccillo.

No Roteiro, com 25 sítios históricos, o ponto de partida é a 1. Catedral Metropolitana, seguindo pelos 2. Sobrados Oitocentistas; 3. Museu da Escola Catarinense (antiga Escola Normal); 4. Casa Victor Meirelles; 5. Praça XV e Jardim Oliveira Bello; 6. Monumento aos catarinenses mortos na Guerra do Paraguai; 7. Palácio Rosado e Museu Cruz e Sousa; 8. Jardins do Palácio Rosado e Museu Cruz e Sousa; 9. Figueira da Praça XV; 10. Casa de Câmara e Cadeia; 11. Museu do Saneamento; 12. Estátua de Fernando Machado; 13. Largo da Alfândega; 14. Prédio da Casa da Alfândega; 15. Mercado Público; 16. Relógio da Western Telegraph; 17. Cais Frederico Rolla; 18. Casario da Rua Conselheiro Mafra; 19. antiga Casa Hoepcke; 20. Igreja da Ordem Terceira de São Francisco; 21. Rua Felipe Schmidt; 22. Café Ponto Chic (O Senadinho); 23. Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito; 24. Praça Pereira Oliveira e 25. Teatro Álvaro de Carvalho.
Confira as fotos do lançamento

Mais informações sobre o comércio varejista.

galeria de imagens

Compartilhar: