CDL

menu

Reinaugurado o Mercado Público de Florianópolis

Publicado em 05/08/2015
Reinaugurado o Mercado Público de Florianópolis

Grande festa popular marcou a conclusão da obra

O Mercado Público de Florianópolis, denominado Jornalista Aldírio Simões, foi oficialmente reinaugurado na manhã desta quarta-feira, 05, em meio a uma grande festa popular animada por atrações musicais e apresentações artísticas. O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior; o governador, Raimundo Colombo e o presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio, cortaram a fita inaugural que marcou a reabertura completa do espaço depois de um período de 19 meses de obras.

As manifestações das autoridades destacaram a importância histórica do Mercado Público com referência à população local e os turistas. Houve também várias citações ao trabalho da CDL de Florianópolis, entidade que teve participação ativa no processo de reforma e adequação de espaços para os novos permissionários, 70 dos lojistas, já se tornaram filiados à CDL de Florianópolis.
O Presidente da CDL, Marco dos Santos, reafirmou a satisfação como dirigente cedelista em fazer parte deste momento. “A reabertura do Mercado é fundamental para a reoxigenação de todas as atividades comerciais do Centro Histórico de Florianópolis. Teremos com certeza reflexos em toda a região central, não apenas nas lojas aqui estabelecidas”.

A ex-Presidente, Sara Camargo, também participou dos atos de reinauguração. “Estou feliz e emocionada por ter feito parte disso”, afirmou ela, que representou a CDL no grupo das entidades que formulou a nova planta de ocupação do Mercado.

Além da participação ativa em todo o processo que culminou agora com a reinauguração do Mercado, a CDL de Florianópolis também terá espaço para atendimento no local, junto à ala Norte, no boxe 22. A superintendente da CDL, Solange Kuchiniski, disse que a entidade fará do espaço um ponto de apoio aos associados para fornecer informações e antecipar demandas e também promover a aproximação com novos associados.

História
O prédio que hoje abriga o Mercado Público de Florianópolis foi construído em frente à Alfândega no ano de 1898, em substituição ao antigo mercado, o qual foi demolido em 1896 após 45 anos de funcionamento. Após ter servido durante 45 anos, a sua demolição deixou um Largo, que foi embelezado e suas árvores permaneceram até 1917. O atual Mercado Público Municipal foi construído em duas etapas: a primeira, em 1899, contava com apenas uma ala. Em 1915 foi construída em cima de um aterro a segunda ala, bem como as torres, as pontes que as interligam e o vão central.

Clique aqui para abrir a galeria 

galeria de imagens

Compartilhar: