Receita faz maior apreensão de contrabando do país, em Navegantes
Publicado em 23/12/2011
Receita faz maior apreensão de contrabando do país, em Navegantes
Fiscais acreditam que produtos seriam distribuídos em camelódromos das principais cidades do Sul do país
Equipe da Receita Federal da Alfândega do Porto de Itajaí fez a retenção de cerca de 260 toneladas de produtos falsificados de marcas conhecidas no Porto de Navegantes/SC, no último dia 22. De acordo com levantamento realizado junto a outras Unidades da Receita Federal, trata-se da maior apreensão de produtos falsificados em número de containeres, foram 13, em uma única operação do Órgão.
Os produtos, dentre eles, relógios, camisas, bermudas, tênis, óculos, ternos e bolsas vieram da China e seriam distribuídos em todo o território nacional. A “operação barba negra” teve início através de investigação desencadeada pela Alfândega da Receita Federal em Itajaí, que bloqueou as cargas para verificação física e descobriu a falsa declaração de conteúdo.
O valor de mercado dos produtos supera a cifra de 50 milhões de reais. Apenas parte da carga de óculos alcança o valor de quatro milhões de reais.As empresas importadoras são das cidades do estado de São Paulo. A Receita Federal está investigando possível relação entre elas.
O nome da Operação faz referência a Barba Negra, um dos mais notórios piratas e que se tornou uma figura lendária.Após os trâmites processuais, as mercadorias falsificadas serão encaminhadas para destruição.
Receita recolheu R$ 50 milhões em produtos falsificados no porto, maior operação já realizada pelo órgão em todo o país
Foram recolhidas 260 tonelas de mercadoria, a carga veio da China e seguiria por terra até São Paulo, de onde seria distribuída por todo o país