Projeto de Requalificação Urbana do Centro Histórico avança em nova etapa
Publicado em 28/07/2015
Projeto de Requalificação Urbana do Centro Histórico avança em nova etapa
Trabalho da equipe de arquitetos será finalizado neste mês de agosto
O Projeto de Requalificação Urbana do Centro Histórico teve na noite da última quarta-feira (22.07) mais um encontro de trabalho entre a equipe de arquitetos André Fornari, Bernardo Mesquita e Lucas Dias e os lojistas associados da CDL estabelecidos nas ruas centrais que são o foco da iniciativa – Conselheiro Mafra e Jerônimo Coelho. Nesta etapa os arquitetos avançaram na apresentação das intervenções que, em tese, serão propostas para a etapa de execução de revitalização do local. O projeto é uma iniciativa da CDL com parceria do Sebrae-SC e apoio da Prefeitura da Capital.
A Coordenadora do Sebrae-SC da Grande Florianópolis, Soraya Tonelli, apresentou as linhas gerais desta atuação voltada para a requalificação de áreas urbanas, o qual tem abrangência nacional. “Revitalizar espaços públicos a fim de atrair as famílias para usufruírem destas áreas e fazer com que o comércio lá estabelecido esteja dentro do contexto de um ambiente mais atrativo e que estimule o consumo. Esta é a essência do projeto que o Sebrae-SC apoia em todo o Brasil”, enfatizou Soraya, que apresentou um vídeo de uma iniciativa catarinense já realizada no centro de Chapecó.
A equipe de arquitetos apresentou novamente as características gerais e objetivos do projeto, e desta vez indicou intervenções pontuais passíveis de execução e que estarão na proposta final a ser entregue quando da conclusão do trabalho.
As intervenções foram divididas preliminarmente em dois grupos: de mobiliário urbano, com mudanças em pavimentação, calçadas, iluminação e sinalização; e de comunicação visual, estas dizendo mais respeito aos espaços comerciais como identidade visual, toldos e fachadas.
- Neste encontro buscamos basicamente sentir a reação dos empresários em relação ao que nos propomos a fazer e consideramos a receptividade bem positiva – disse Bernardo Mesquita, um dos arquitetos responsáveis, que já tem mais de três meses de trabalho dedicado ao projeto.
Rafael Salim José, integrante do Núcleo do Centro Histórico da CDL de Florianópolis, está também muito otimista quando à continuidade desta iniciativa de revitalização destas áreas.
- Achei o pessoal bem empolgado e acho que agora as coisas vão começar a acontecer. Os lojistas terão uma contrapartida na execução das melhorias, mas será um valor perfeitamente viável para todos e com perspectivas de alto retorno. Devemos considerar isso como um investimento e que vai valer a pena – assegurou.
O consultor do Sebrae-SC, Fábio Moraes, está fazendo um roteiro de visitas nos estabelecimentos comerciais destas duas ruas do Centro Histórico colocando à disposição as possibilidades de capacitação empresarial que a entidade oferece. “Além de participar da revitalização, o lojista pode também aproveitar as soluções que o Sebrae-SC tem para a capacitação do seu negócio. A qualificação está incluída no processo”.
Clique aqui para abrir a galeria