Programa Recicla CDL tira de circulação mais de 200 toneladas de lixo eletrônico em SC
Publicado em 29/02/2012
Programa Recicla CDL tira de circulação mais de 200 toneladas de lixo eletrônico em SC
Ação da FCDL de conscientização e destinação adequada de resíduos já tem a adesão de 70 CDLs
O Brasil é um dos países em desenvolvimento que mais descarta resíduos eletroeletrônicos. Relatório da ONU apresentado em fevereiro de 2010 apontou que o país tem a maior produção de lixo eletrônico entre as nações emergentes. Por ano, cerca de 40 milhões de toneladas de restos de computadores, impressoras, telefones, câmeras, reprodutores de música e geladeiras são descartadas. O número preocupa, pois o acúmulo desses produtos causa danos ao meio ambiente e à saúde pública. Para amenizar o impacto da destinação incorreta e orientar a população sobre o assunto algumas entidades têm contribuído com ações de conscientização.
Há dois anos a Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC) criou o programa Recicla CDL para sensibilizar os lojistas catarinenses e os cidadãos em geral sobre o modo correto de se desfazer dos materiais eletroeletrônicos. Desde então, a iniciativa tem envolvido mais de 70 Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado que realizaram campanhas de coleta em suas cidades e ajudaram a arrecadar 200 toneladas de equipamentos até dezembro de 2011. “A ideia nasceu de uma preocupação dos próprios comerciantes com os resíduos que estavam sendo gerados em seus estabelecimentos. A dificuldade está na hora de se desfazer deste lixo específico que não pode simplesmente ser jogado com comum”, conta Sergio Medeiros, presidente da entidade.
Para a viabilização do projeto, a FCDL/SC firmou parceria com a Fundação do Meio Ambiente (FATMA), que ficou responsável pela chancela ambiental das empresas receptoras do que é coletado. A Compuciclado Reciclagem Ltda, empresa de Florianópolis, que recebe algumas toneladas dos resíduos arrecadados pelos cedelistas, faz o serviço de desmonte dos produtos, separação por tipo de material e encaminhamento para recicladoras. “O que era algo descartado vira matéria-prima novamente”, explica Steve Rae, proprietário do negócio.
O programa Recicla CDL rendeu à Federação das CDLs de Santa Catarina o prêmio de Empresa Cidadã, concedido pela ADVB/SC, e a Certificação de Responsabilidade Social do Poder Legislativo entregue pela Assembleia Legislativa ano passado.
Recicla CDL na Escola – Com o intuito de sensibilizar e mobilizar o maior número de pessoas da importância da reciclagem e do descarte adequado dos resíduos, a FCDL/SC ampliou o programa no ano passado e lançou o projeto Recicla CDL Na Escola. A parceria com a Secretaria Estadual de Educação envolveu 56 mil estudantes do ensino fundamental das escolas públicas. Além do trabalho de conscientização foi realizado um concurso de desenho e redação com o tema “Como Posso Preservar o Meio Ambiente” – cada vencedor recebeu um netbook e desenhos foram selecionados para ilustrar um calendário de 2012.
A ideia nasceu da demanda dos comerciantes que estavam preocupados com o descarte adequado desse lixo específico
A iniciativa tem envolvido mais de 70 Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado
Mais informações? Clique aqui.