Presidente da Dudalina dá lição de empreendedorismo
Publicado em 25/04/2014
Presidente da Dudalina dá lição de empreendedorismo
Em palestra promovida pela CDL Jovem, Sônia Hess falou sobre começo e atual momento da maior camisaria da América Latina
Quem diria que a história de amor entre seu Duda e Adelina, em Luís Alves, município do interior de Santa Catarina, na década de 60, se transformaria na maior camisaria da América Latina? No primeiro evento Mundo Corporativo, promovido pela CDL Jovem de Florianópolis na quinta-feira (24/4), a empresária Sônia Hess, uma das herdeiras da Dudalina e atual presidente da marca, contou como tudo começou, a abertura das primeiras lojas e sobre o atual momento de plena expansão da empresa catarinense.
Aos presentes no auditório do Conselho Regional de Contabilidade, ela narrou detalhes da sua trajetória e deu uma lição de empreendedorismo. “Para empreender é necessário ser ousado. De braços cruzados ninguém cresce”, afirmou. Para ter sucesso, Sônia destacou que é fundamental valorizar os funcionários. “Investir nas pessoas é o que precisa ser feito. Pessoas têm que pertencer à empresa, ter orgulho de trabalhar nela”, observou.
A dificuldade de separar negócio e família também foi abordada por Sônia, que tem 15 irmãos como sócios da Dudalina. “Com governança, a empresa fica blindada dos problemas familiares. Para isso é importante ter um Conselho de Administração Profissional”, ressaltou. Iniciada em 1965, com a abertura de duas lojas em Balneário Camboriú, atualmente a marca conta com 2.603 colaboradores e tem 96 unidades de venda no Brasil – 61 próprias e 35 franqueadas – e duas internacionais, na Itália e no Panamá.
Após sua exposição, a empresária respondeu a questionamentos dos participantes e do mediador da palestra, Gérson Schmitt, consultor em companhias como o Grupo Battistella, Grupo Dass, Busscar Ônibus, Buettner e Hoepcke Bordados.
Schmitt destaca que eventos como esses são essenciais para quem está iniciando no ramo. “Trazer conhecimento e inspiração para os novos empresários é vital para que eles conheçam e identifiquem elementos de casos de sucesso. O contato direto com o processo e a consolidação de um negócio ajuda todos a amadurecerem”, avaliou.
Satisfeito com o sucesso da palestra, Ivo Sant’Ana Pires, coordenador de marketing da CDL Jovem, destacou o objetivo destes eventos. “Capacitar os membros cedelistas é um dos focos da nossa atuação. A troca de ideias gera aproximação dos jovens empresários com o mercado de trabalho e isso é fundamental para o crescimento profissional”, afirmou.
Jantar pós-palestra – Após a palestra, Sônia Hess participou de jantar fechado com os integrantes da CDL Jovem. O encontro aconteceu no restaurante do Hotel Majestic, na Avenida Beira-Mar Norte.
Clique aqui para abrir a galeria