Prefeito e vice visitam CDL e destacam pontos da agenda positiva
Publicado em 27/05/2013
Prefeito e vice visitam CDL e destacam pontos da agenda positiva
César Souza Júnior e João Amin participaram da reunião plenária do conselho deliberativo
Numa conversa franca, na qual não faltaram anúncios de grandes projetos, o prefeito da capital, César Souza Júnior, e seu vice, João Amin, participaram da reunião plenária do Conselho Deliberativo da CDL de Florianópolis. Convidados e recebidos por João Batista Lohn, presidente da CDL, os dois jovens governantes resgataram pontos da agenda positiva apresentada no ano passado, quando visitaram a entidade durante a campanha.
João Batista fez questão de frisar que tem sido surpreendido positivamente pela iniciativa da prefeitura em sempre discutir antes os projetos que pretende executar, em vez de colocá-los em prática para depois ouvir o que pensa a sociedade. “Nós nunca somos pegos de surpresa”, afirmou.
O prefeito celebrou o fato de poder reunir e se falar para pessoas que representam “marcas importantes e consolidadas” da cidade. César falou de melhorias que estão em andamento, em planejamento ou em vias de se concretizarem. Ele anunciou a inclusão de Florianópolis no PAC das cidades históricas, que vai destinar R$ 35 milhões para revitalização do centro histórico da cidade, num perímetro que inclui o terminal Cidade de Florianópolis e o entorno do Mercado Público.
O mercado, por sinal, foi um dos destaques da apresentação. O prefeito garantiu que a revitalização interna do espaço – um dos símbolos da cidade – vai seguir padrões internacionais. “Não vamos fazer mais do mesmo. Vamos nos inspirar em mercados como os de Madri e Barcelona”, revelou.
Ele criticou o que chamou de “vazio urbano” na região compreendida pela passarela Nego Quirido, o Direto do Campo e o Estádio de Remo. “Esta área tem que ter vida”, afirmou.
Um dos pontos que mais chamaram a atenção na fala do prefeito foi a disposição em atuar firmemente para resolver o problema do camelódromo do centro. César defendeu a concorrência para ocupação dos boxes. “Nenhuma área pública pode ser ocupada definitivamente sem licitação”, disse, sob aplausos dos lojistas.
César comprometeu-se a lutar por um Plano Diretor que respeite as áreas de proteção ambiental, mas que tenha um viés de desenvolvimento econômico. “A cidade não pode ser uma imensa reserva florestal, ela tem que se desenvolver, gerar emprego”, avaliou.
Mais iluminação e segurança
A questão da segurança pública também foi abordada. Segundo o vice-prefeito, João Amin, uma análise feita levando em consideração a mancha criminal da Polícia Militar está direcionando os esforços para melhorar a iluminação e, consequentemente, a segurança em sete pontos da cidade apontados como áreas de maior vulnerabilidade. “São dois no centro, dois no continente, um no norte da ilha, um no sul e outro no leste”, disse.
Mobilidade urbana
Amin anunciou que a cidade investirá R$ 142 milhões vindos do PAC da Mobilidade. Uma das ações para melhorar a situação do trânsito será a futura reabertura das três faixas da avenida Paulo Fontes. Em frente ao Terminal de Integração do Centro (Ticen), a faixa de pedestres ficará no mesmo nível da calçada. “Será uma espécie de lombada alongada”, explicou.
O vice-prefeito, que também é secretário de Obras do município, anunciou melhorias em passarelas como a do terminal Rita Maria, do elevado Vilson Kleinubing e em frente ao Shopping Iguatemi.
Parcerias com empresas para adoção de praças também estão no horizonte mirado pelo prefeito. Para ele, é a melhor maneira de manter os espaços bonitos, bem cuidados e atrativos. E lançou um desafio: “Quem vai adotar a Praça dos Bombeiros?”.
No final, o prefeito ainda convidou os empresários do comércio varejista a ajudarem a prefeitura a fazer do próximo Natal “o mais bonito” da história de Florianópolis. “Nós tínhamos a beleza do Natal das Luzes. Temos que retomar esta tradição”, disse.