Ponto eletrônico para pequenas empresas entra em vigor em 3 de setembro
Publicado em 17/08/2012
Segundo o ministério, empresas com até dez empregados estão isentas de implementar o sistema
A partir de 3 de setembro, passa a vigorar a portaria do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) que obriga as micro e pequenas empresas a instituir o ponto eletrônico em suas unidades.
Segundo o ministério, empresas com até dez empregados estão isentas de implementar o sistema. Aquelas com mais de dez empregados poderão escolher entre o ponto manual e o mecânico.
O MTE informou também que o preço médio do aparelho é de R$ 2.850, sendo que existem 66 modelos registrados no ministério.
De acordo com a norma, o trabalhador receberá um comprovante após a marcação, mas ficará a seu critério guardá-lo ou não.
Nos primeiros noventa dias após o início da obrigatoriedade, a fiscalização será orientativa, ou seja, terá o objetivo de indicar lacunas e falhas no sistema implementado.
Segundo pesquisa do Sebrae\Dieese, existem cerca de 6 milhões de micro e pequenas ativas no Brasil.
Fonte: Folha.com
Mais informações sobre o comércio varejista.
galeria de imagens
destaques
-
CDL Florianópolis prorroga uso de passaporte do Boteco Cultural até 31 de outubro
Por Assessoria de imprensa em 24.09.2026
-
CDL Florianópolis recebe Jorginho Mello para discutir prioridades econômicas de SC
22.09.2026
-
CDL Florianópolis recebe João Rodrigues para discutir prioridades econômicas de SC
Por Assessoria de imprensa em 17.09.2026