Poder Judiciário/SC promove a XIII Semana Nacional de Conciliação

Publicado em 01/11/2018
Poder Judiciário/SC promove a XIII Semana Nacional de Conciliação

Evento possibilita empresas e consumidores negociarem dívidas e quitação de pendências financeiras

Em todo país, de 5 a 9 de novembro, será realizado a XIII edição da Semana Nacional de Conciliação promovida em todos os Tribunais Estaduais, Federais e do Trabalho do Brasil. Em Santa Catarina, o evento acontecerá na Praça Tancredo Neves, em frente ao Tribunal de Justiça em Florianópolis com o objetivo de possibilitar às empresas e aos consumidores negociarem dívidas e quitação de pendências financeiras de modo rápido e prático. O atendimento ao público ocorrerá todos os dias, 9h às 17h.

A CDL de Florianópolis é uma das entidades presentes na campanha, coordenada pela desembargadora Janice Garcia Ubialli. Diversas instituições estarão com balcão de atendimento montado no local para atender os consumidores que estiverem dispostos a conciliar as dívidas.

Segundo a gerente de SPC da CDL de Florianópolis, Tânia Hoffman, foi realizado o encaminhamento de 1.645 convites aos consumidores. “Esperamos superar o número de recuperação de crédito e renegociações que tivemos no ano de 2017”, conta Hoffman.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça – CNJ, na primeira edição foram agendadas 83.900 audiências e efetuados 46.493 acordos. Em 2017, mais de 225 mil processos que estavam em tramitação foram solucionados de forma consensual. Foram realizadas 318.902 audiências, das quais 70% resultaram em acordo. O valor dos acordos atingiu o montante de R$ 1,57 bilhão. Neste ano, a meta é atingir ou ultrapassar os números das edições anteriores.

A Semana Nacional da Conciliação é realizada anualmente para estimular a solução consensual de conflitos, com orientações padronizadas.