Pedro Paulo encerra mandato com realizações marcantes
Publicado em 07/12/2012
Pedro Paulo encerra mandato com realizações marcantes
À frente da CDL de Florianópolis, ele deixou legado indiscutível à cidade
“Tenho procurado representar bem a entidade e toco minha empresa paralelamente. Faço de tudo para não comprometer nem uma coisa nem outra. Nunca tive o objetivo de ser presidente, não me preparei para isso, mas aconteceu.”
Ditas numa palestra em maio deste ano a jovens empreendedores, as palavras moderadas de Pedro Paulo de Abreu, que encerra este mês dois mandatos seguidos na presidência da CDL de Florianópolis, subestimam o que sua gestão representou para o comércio em geral e para a própria cidade.
É indiscutível que ele deixa realizações inesquecíveis, por marcantes que foram. Basta lembrar as mais recentes, que afetam diretamente a população: o resgate histórico e urbanístico da rua Jerônimo Coelho – que homenageia o patrono da imprensa catarinense e se transforma na primeira rua temática da Capital – e o projeto Felipe Schmidt Digital, que proporciona o acesso gratuito à internet aos frequentadores do calçadão do Centro.
Mas não é só isso. Sob a presidência do homem que comanda 24 lojas e 650 funcionários na rede Carioca Calçados, a cidade ganhou uma opção de roteiro turístico que só encontra paralelo em Dijon, da França: o Roteiro Autoguiado do Centro Histórico mudou a maneira de moradores e turistas olharem o casario, a catedral, a figueira... Nada como noções de história para valorizar a própria História.
Em termos de varejo, foi na gestão dele que o comércio começou a estender seu horário aos sábados – e mais ainda aos sábados anteriores a datas festivas – para dar mais condições a que a população florianopolitana faça suas compras tranquilamente, e consequentemente aumente as vendas. Também como incentivo ao movimento nas lojas, foi instituída a promoção Compra Premiada, que oferece dois automóveis em sorteio aos compradores do comércio de Florianópolis.
No que se refere ao engajamento social, a CDL de Florianópolis faz parte de fóruns e conselhos municipais ligados ao turismo, à gestão de resíduos sólidos, ao combate à pirataria e ao desenvolvimento regional (como o Conselho Metropolitano de Desenvolvimento, o Comdes, que luta pela construção do anel viário da BR-101). Nos dois anos em que Pedro Paulo esteve à frente da entidade, foram criados o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Centro e o projeto Recicla Bem Floripa.
Mais informações sobre o comércio varejista.