Páscoa ajuda na retomada do movimento no comércio catarinense em março
Publicado em 11/04/2012
Páscoa ajuda na retomada do movimento no comércio catarinense em março
Índice que mede intenções de compras a prazo aumentou 2,77% na comparação com 2011
Centro de Florianópolis em dia de movimento no comércio
Embora a maioria das compras de Páscoa tenha sido realizada na primeira semana de abril, a data ajudou na retomada do movimento no comércio catarinense em março. No mês passado, as consultas ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC), que indicam as intenções de compras a prazo do consumidor, aumentaram 2,77% na comparação com mesmo período de 2011. O resultado consolida o cenário otimista no varejo catarinense. Segundo o presidente da Federação das CDLs (FCDL SC), Sergio Medeiros, a tendência é de que o bom momento continue nos próximos meses. “O ritmo no comércio segue uma tendência de crescimento que deve se prolongar até o final do ano. Desde fevereiro observamos um aquecimento gradual do consumo. A redução na taxa básica de juros e o anúncio de novas medidas para aquecer a economia continuarão refletindo no segmento”, avalia.
A melhora nas vendas está ligada à estabilidade econômica vivenciada no país e no estado. A inadimplência entre os catarinenses, que em fevereiro aumentou e começou a preocupar, manteve-se estável em março. De acordo com o balanço do SPC/SC, o índice registrado foi de 3,24% ante aos 3,26% do mês passado. “A preocupação se mantém, mas o número mostra que pelo menos não está na ascendente, o que ameniza e dá certa tranquilidade”, destaca Medeiros.
Páscoa surpreende – As vendas no comércio de Santa Catarina nas duas semanas que antecederam o domingo de Páscoa superaram a expectativa dos lojistas. Dados do SPC/SC, divulgados pela FCDL/SC, mostraram um aumento de 4,96% frente ao mesmo período do ano anterior – a entidade estimava crescimento de até 3,5%. De acordo com o presidente da Federação, as promoções realizadas pelos comerciantes e as condições de pagamento facilitadas corresponderam às expectativas dos consumidores que foram as compras.
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