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Palestra relaciona as diferentes linguagens estéticas na decoração com o público da loja

Publicado em 17/01/2014
Palestra relaciona as diferentes linguagens estéticas na decoração com o público da loja

Arquiteta Maria Pilar Arantes conversou com empresários e colaboradores na CDL de Florianópolis A linguagem que você usa na decoração de sua loja, seu escritório, diz muito – ou, pelo menos, deveria dizer – do público-alvo que você deseja atingir. Saber combinar o ambiente do estabelecimento com o perfil de quem você quer atrair é muito importante e pode ajudar a pavimentar o caminho para o sucesso da empresa. Na noite desta quinta-feira (16), na CDL, a arquiteta Maria Pilar Arantes deu uma aula sobre design de interiores, referenciais estéticos, tendências, linguagens e estilos: clássicos, modernos e específicos. Numa palestra a associados e colaboradores, ela apresentou as características básicas de cada linguagem e como cada uma “conversa” com o público-alvo. Os estilos clássicos, com suas referências greco-romanas, remetem a produtos mais caros, sofisticados, exclusivos. “Mas traduzem confiança, durabilidade e tradição”, destacou Maria Pilar. O público mais afeito a este tipo de decoração é o feminino acima de 25 anos. A retirada dos excessos de ornamentação e complexidade, que caracterizam os clássicos, a simplificação visual, com mais ênfase na funcionalidade e forma do que na ornamentação são algumas das características visuais dos estilos modernos. Voltada a uma clientela antenada com lançamentos e novidades e apreço pela tecnologia, a decoração com elementos modernos serve a todas as faixas etárias, com predominância para os mais jovens e público masculino. A arquiteta, professora do Centro de Artes e Design – escola voltada para a formação e qualificação profissional em design, decoração, paisagismo e artes em Florianópolis – também apresentou características de quatro estilos chamados de específicos: rústico, étnico, temático e artesanal. Segundo Maria Pilar, as tendências contemporâneas têm uma característica de misturar linguagens. “Sempre que alguém me pede algo contemporâneo eu pergunto: qual delas?”, afirmou. No fim da palestra, a arquiteta também falou de conceitos como formalidade, informalidade, sofisticação e simplicidade e de como isso pode ser usado no ambiente para traduzir o que você deseja para sua loja. Para ela, iniciativas como esta da CDL são importantes para dar aos empresários lojistas uma base do que é mais adequado em cada situação. “Não dá para querer atingir um público de surfwear usando um lustre clássico no meio da loja”, exemplifica. “E é preciso, também, confiar no profissional que está te atendendo, pois o que ele disser tem uma razão de ser”, finalizou. Clique aqui para abrir a galeria

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