CDL

menu

Palestra de oratória é sucesso na CDL de Florianópolis

Publicado em 19/09/2013
Palestra de oratória é sucesso na CDL de Florianópolis

Professor Milton Lemke passou orientações e ensinou princípios básicos para falar em público

Para ele, "a comunicação eficaz por meio da fala, é um dos maiores poderes que o ser humano pode possuir" o dom da fala ser exclusivo de alguns seres iluminados não passa de mito. Estamos falando do jornalista, radialista e professor de oratória Milton Wanderlei Lemke. Em palestra na CDL de Florianópolis, Lemke passou dicas e orientações e ensinou princípios básicos da comunicação oral e da arte de falar em público. “Falar é uma arte e, como toda arte, pode ser aprendida”, garante o professor.

Lemke considera a boa comunicação um fator de competitividade. “Quanto melhor a comunicação, maior será o sucesso profissional e pessoal”, afirma.

Em sua palestra, interação e brincadeiras com o público não faltaram. Numa delas, classificou a timidez como resultado da criação das pessoas. “Quando crianças, nos ensinam que não devemos falar na presença de adultos. Isso fica no nosso subconsciente e é preciso mudar esta percepção”, diz.

O professor apresentou os elementos essenciais para uma boa oratória, como aparência, postura firme, convincente e segura, treinamento da voz, boa dicção e expressão, ritmo, interpretação e emoção. “É preciso também dominar o vocabulário, ter domínio da língua portuguesa”, aconselha. Por vezes, fez a plateia se levantar para treinar a pronúncia correta das letras e palavras.

Lemke também apontou caminhos na composição do discurso, como evitar modismos. “‘A nível de’, ‘No conjunto da obra’ e ‘Eu enquanto’ são termos repetidos por muitos e que empobrecem a fala”, avalia. Para ele, as gírias, os estrangeirismos desnecessários e o hábito de usar indiscriminadamente os gerúndios também atrapalham. “Sem falar nos vícios de linguagem que, muitas vezes, demonstram que a pessoa não domina o assunto”, completa.

A palestra de Lemke faz parte da estratégia da CDL de Florianópolis de apoiar a capacitação e desenvolvimento de empresários e colaboradores do varejo. As entradas são gratuitas, geralmente mediante a entrega de itens como sabão em pó e amaciante ou alimentos não perecíveis e outros produtos de primeira necessidade. As doações arrecadadas são entregues a instituições de caridade da cidade.

galeria de imagens

Compartilhar: