Outubro registra a maior alta do Índice de Confiança das MPEs no ano
Publicado em 19/11/2012
O Índice de Confiança das MPEs no Brasil (ICMPE) registrou em outubro a sua mais alta pontuação desde que começou a ser calculado em abril deste ano
O Índice de Confiança das MPEs no Brasil (ICMPE) registrou em outubro a sua mais alta pontuação desde que começou a ser calculado em abril deste ano. Ele atingiu 124 pontos, mostrando o otimismo das micro e pequenas empresas (MPEs) no país.
Segundo o levantamento, 72% dos pequenos negócios estão prevendo faturamento maior até dezembro e 26% desses negócios planejam contratar mais funcionários.
O resultado é apurado pelo Sebrae a partir de uma pesquisa com 5.600 pequenos negócios em todo o Brasil, sendo microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano.
O ICMPE é medido em uma escala que varia de 0 a 200. Acima de 100, indica tendência à expansão das atividades, enquanto abaixo desse valor aponta para uma possível retração. O otimismo registrado em outubro é 10% superior aos dos meses de maio e junho, quando a confiança não passou de 112 pontos.
Comércio e serviços são os setores que mais acreditam no cenário econômico brasileiro, com 124 pontos registrados, seguidos pela construção civil (123) e indústria (121).
A alta confiança tem como reflexo a perspectiva de melhoria nas vendas de final de ano, beneficiadas nos últimos meses pela queda dos juros e dos impostos concedidos pelo governo, a exemplo da redução do IPI para a compra de automóveis e eletrodomésticos da linha branca.
Fonte: Folha.com
Mais informações sobre o comércio varejista.
galeria de imagens
destaques
-
Carnaval 2025: Sindilojas de Florianópolis e Região orienta sobre o funcionamento do comércio
Por Assessoria Sindilojas em 20.02.2025
-
CDL Florianópolis promove o primeiro encontro do Papo Inova no Centro
Por Marketing CDL em 11.02.2025
-
CDL Florianópolis apresenta projeto-piloto para otimizar a coleta de lixo no Centro com carro coletor motorizado elétrico
Por Assessoria CDL em 28.01.2025