CDL

menu

Orientações sobre o aumento do IPTU e ITBI

Publicado em 11/02/2014
Orientações sobre o aumento do IPTU e ITBI

CDL de Florianópolis orienta seus associados sobre o pagamento do IPTU e ITBI Diante do impasse em relação ao aumento do IPTU e ITBI em Florianópolis e considerando as vantagens e desvantagens inerentes às medidas abaixo elencadas, a CDL de Florianópolis orienta seus associados para que consultem seus advogados e/ou contadores a fim de avaliarem a providência que considerarem mais adequada para o caso. Inicialmente, o contribuinte deve simular o valor do IPTU de seu (s) imóvel (is), acessando o site da Prefeitura: (http://adm.pmf.sc.gov.br/stm/simula_iptu_pgv.list.php).

Para realizar o cálculo, é necessário fornecer o CPF ou o CNPJ, bem como a inscrição imobiliária de cada imóvel, cujo número pode ser consultado em carnês antigos do IPTU.

Alternativamente, o contribuinte pode simplesmente aguardar a chegada do carnê.

Conhecido o valor do tributo, se o associado não concordar com o valor atribuído ao IPTU e ITBI para 2014, deve avaliar a tomada de providências no âmbito administrativo ou judicial, conforme seu entendimento: 1 - Administrativamente: o contribuinte pode questionar o aumento sem efetuar o depósito do valor. A reclamação administrativa (feita junto ao Pró-Cidadão) impede o lançamento em dívida ativa, permitindo a emissão da Certidão Negativa de Débito ou a Certidão Positiva com Efeito de Negativa. Não há necessidade de depósito administrativo de qualquer valor. Em caso de deferimento do pedido administrativo, o valor determinado pelo Município será lançado com as vantagens do pagamento no prazo com desconto. No entanto, o indeferimento administrativo resultará na cobrança do tributo devido, acrescido da taxa Selic e demais encargos (multa por atraso no pagamento).

2 - Judicialmente: o contribuinte, valendo-se dos serviços de um advogado, pode questionar o aumento através de ação própria, mediante depósito judicial do valor integral do tributo. Nesta hipótese, também há impedimento da inscrição em dívida ativa e a possibilidade de obtenção de Certidão Positiva com Efeito de Negativa, que permite demonstrar a situação de regularidade fiscal, inclusive para a participação em licitações, celebração de contratos com o Poder Público e recebimento de valores pagos pela Administração Pública.

Embora o depósito judicial seja um direito e não um dever do contribuinte, esta medida, para fins de suspensão de exigibilidade do crédito tributário, tem vantagens adicionais, se realizada dentro do prazo para pagamento com o desconto de 20% (vinte por cento):

- impossibilidade de cobrança do débito no curso da ação judicial;

- o imposto é considerado integralmente pago, em caso de perda da ação.

Em caso de escolha pelo questionamento judicial, o associado deve consultar formalmente o profissional jurídico de sua confiança a fim de uma avaliação mais detalhada do seu caso.

Com estas orientações, a CDL de Florianópolis espera ter dirimido as dúvidas de seus associados. A entidade, por meio de sua Assessoria Jurídica, está à disposição para esclarecimentos adicionais, através do e-mail: juridico@cdlflorianopolis.org.br.

É importante informar que a CDL de Florianópolis, em conjunto com as demais entidades, continua agindo - inclusive judicialmente - para que a cobrança do IPTU e ITBI seja alterada e seus negativos efeitos interrompidos. A suspensão de segurança promovida em favor da Prefeitura Municipal de Florianópolis trata apenas da liminar que suspendia a cobrança imediata - ou seja, não trata da decisão final sobre a constitucionalidade ou não do aumento. O julgamento definitivo será realizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, ainda sem previsão. Portanto, as opções acima são válidas.

CDL de Florianópolis
Nosso foco está em você!

galeria de imagens

Compartilhar: