CDL

menu

Ônibus voltam a circular em Florianópolis nesta quarta

Publicado em 17/06/2020
Ônibus voltam a circular em Florianópolis nesta quarta

Os ônibus de transporte coletivo voltaram a circular na manhã desta quarta-feira (17) em Florianópolis, depois de quase três meses de paralisação por conta do coronavírus.

A retomada da operação ocorre em fase de testes e seguindo uma série de regras de segurança. Os veículos vão rodar somente de segunda a sexta-feira e com lotação máxima de 40%, por exemplo.

A manhã começou com movimento tranquilo nos terminais da Capital.

Na fase de testes, a prefeitura vai avaliar o impacto do avanço do contágio da doença e a capacidade de atendimento do sistema de saúde para planejar as próximas medidas na operação. Caso sejam constatados riscos à saúde pública, uma nova suspensão do serviço poderá ocorrer.

Novo quadro de horários

O transporte dos ônibus vai operar inicialmente apenas de segunda a sexta-feira, sem funcionar durante os finais de semana. O objetivo da medida é evitar deslocamentos desnecessários.

Os horários das linhas podem ser conferidos no site da Prefeitura de Florianópolis ou pelo site do Consórcio Fênix.

A retomada do serviço prevê uma frota extra de veículos que vai operar de acordo com a demanda e caso seja necessário para atender a população. A preparação para o retorno do transporte público contou também com a testagem para a Covid-19 de 1,5 mil trabalhadores que vão atuar no sistema.

O retorno da operação busca atender a trabalhadores do comércio e da área da saúde, que até o momento vinham contando com linhas especiais, e a população que necessita de um meio de transporte para atividades essenciais como consultas médicas, supermercado, farmácia e atendimento bancário.

A prefeitura reforça que quem estiver com algum sintoma ou suspeita de Covid-19 não deve sair de casa e nem utilizar o transporte coletivo. A orientação é acionar o Alô Saúde pelo 0800.333.3233 para mais informações sobre como proceder.

Check-in do transporte:

Para a retomada dos ônibus, a prefeitura implantou um sistema de QR Code que será oferecido em cada ônibus para check-in voluntário dos passageiros em cada linha.

Conforme a prefeitura, a ideia é que isso ajude o município a monitorar as pessoas que estiveram no mesmo veículo. Assim, caso haja alguma pessoa infectada pelo coronavírus em determinada linha, será possível avisar os usuários.

Para fazer o check-in, é necessário realizar um cadastro, apenas uma vez. Ele pode ser realizado pelo site www.covidometrofloripa.com.br ou no próprio ônibus, por meio do QR Code que ficará num painel próximo do validador de cartões.

Normas de segurança:

Quem vai utilizar o transporte coletivo deve se atentar às normas de biossegurança antes mesmo do embarque, durante a viagem, e também nos terminais.

Confira as regras e orientações: - usar máscara - evitar aglomeração nos pontos de parada - evitar contato com outras pessoas - higienizar as mãos antes e depois de entrar no veículo - evitar contato com estruturas dos veículos - sentar-se preferencialmente próximo às janelas - janelas devem ser mantidas abertas mesmo em dias de frio ou chuva - não é permitido consumir alimentos nos ônibus ou nos terminais - manter a etiqueta da tosse, cobrindo boca e nariz com antebraço, evitando utilizar as mãos - a lotação máxima de cada veículo é de 40% Como adquirir créditos ou cartão pré-pago
Quem utiliza o Cartão Cidadão e Cartão do Vale Transporte convencional já pode realizar a compra de novos créditos pelo site www.consorciofenix/passerapido. O pagamento é via boleto e os créditos são disponibilizados em dois dias úteis devido à compensação do boleto. Desde segunda-feira (15), o serviço de delivery de novos cartões pode ser solicitado. Basta acessar o site do Consórcio Fênix, seguir o passo a passo, gerar o boleto e realizar o pagamento. A entrega é feita em 48h após a confirmação do pagamento. Estudantes e residentes de áreas da saúde
Os cartões estudantis estão bloqueados porque as aulas presenciais ainda estão proibidas, mas os estudantes que fazem estágio obrigatório ou são residentes da área da saúde deverão fazer a troca por um outro cartão pré-pago específico. O pedido pode ser presencial ou online. Mais informações no site da Prefeitura de Florianópolis.

Fonte: NSC Total
Foto: Diorgenes Pandini / NSC Total

galeria de imagens

Compartilhar: