CDL

menu

Ocupação de leitos de UTI passa de 80% na Grande Florianópolis

Publicado em 08/12/2020
Ocupação de leitos de UTI passa de 80% na Grande Florianópolis

Apenas 47 dos 254 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estão disponíveis no SUS na região; Ocupação é ainda maior nos leitos específicos para Covid-19

A ocupação dos hospitais públicos da região da Grande Florianópolis voltou a crescer. Nesta segunda-feira (7), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, 81,5% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estão ocupados. Além disso, dois hospitais atingiram a lotação máxima.

Conforme o painel de monitoramento da SES (Secretaria de Estado da Saúde), atualizado às 11h desta segunda-feira (7), apenas 47 dos 254 leitos ativos do SUS (Sistema Único de Saúde) estão disponíveis. Ou seja, 207 pessoas estão internadas em leitos de UTI da região.

Além disso, dos 12 hospitais públicos da região, dois atingiram a taxa de ocupação máxima. O Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Nova Trento, está com os sete leitos ocupados, todos por pacientes com a Covid-19. Além dele, o Regional de Biguaçu Helmuth Nass está com os 10 leitos ativos ocupados.

O Hospital de Caridade e o Hospital de Florianópolis, ambos da Capital, estão com 95% e 93,33% de ocupação, respectivamente. O primeiro conta com 20 leitos de UTI, sendo 19 ocupados e 13 por pacientes do novo coronavírus. Já o Hospital de Florianópolis conta com 30 leitos, mas 28 deles estão ocupados, todos com pessoas com a Covid-19.

Ocupação de leitos Covid-19 é ainda maior
Se observados apenas os leitos específicos para Covid-19, a situação é ainda mais grave.
Somando apenas os leitos de UTI para pacientes com a Covid-19, a região da Grande Florianópolis tem 120 leitos ativos. Porém, a taxa de lotação está em 87,5%, ou seja, apenas 15 estão livres.
Vale ressaltar que o Hospital Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com sete leitos, e o Regional de Biguaçu Helmuth Nass, com 10, atingiram a capacidade máxima.
Situação estadual
Segundo a atualização do fim da manhã desta segunda-feira (7), 86,47% dos leitos de UTI em Santa Catarina nos hospitais públicos estão ocupados.
O Estado conta com 1.449 leitos ativos, sendo 1.253 ocupados, restando apenas 192 disponíveis. Além disso, 14 hospitais atingiram a lotação máxima.
Somando apenas os leitos dedicados para pacientes com a Covid-19, a taxa de ocupação sobe para 91,24%, sendo 62 leitos disponíveis dos 708 ativos em SC.
Por meio de nota, a SES (Secretaria de Estado da Saúde) informou que existem 167 leitos a serem reativos em todas as regiões. Dessa forma, a “taxa de ocupação de UTIs para pacientes com a Covid-19 estaria abaixo de 75%”.

Fonte: ND Mais
Foto: Anderson Coelho/ND

galeria de imagens

Compartilhar: