O acesso ao crédito com segurança
Publicado em 04/09/2012
O acesso ao crédito com segurança
O processo de análise de crédito começa quando o consumidor demonstra interesse em obter uma mercadoria e o comerciante disponibiliza a opção de venda à prazo. Este processo é realizado segundo critérios particulares adotados pela empresa.
Por este motivo, é importante a empresa deixar bem claro ao consumidor quais são as suas exigências para a abertura de crediário, mantendo em local bem visível as orientações básicas quanto aos documentos exigidos, se haverá ou não consulta aos serviços de proteção ao crédito e a forma de pagamento.
Caso a concessão do crediário não seja aprovada, lembramos que o funcionário responsável pela análise de crédito da empresa deverá informar ao cliente, sempre de forma reservada e respeitosa, qual o problema que impediu a aprovação de seu crédito, orientando que procure o atendimento do SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, para esclarecer as dúvidas. Agindo assim, com transparência e respeito, sua empresa sem dúvida evitará problemas judiciais com seus clientes.
Se o lojista concede crédito a um cliente que não apresenta informações sólidas no momento da realização do cadastro, estará pondo em risco a saúde financeira de seu estabelecimento. Observamos que existem muitas fraudes no comércio quando o cliente faz o cadastro, tais como: apresentação de documentos falsificados, omissão do endereço correto para cobrança, cheques clonados, entre muitas outras situações possíveis.
Assim, a comparação dos dados dos documentos com o cadastro no sistema do SPC pode ajudar na confirmação da legitimidade da pessoa, bem como, também é importante realizar algumas perguntas para evitar estas fraudes, tais como: confirmação da filiação; data de nascimento, local de nascimento; idade, entre outros.
Para evitar aborrecimentos e prejuízos, orientamos ao lojista que solicite ao cliente os documentos necessários para abertura de crédito (cartaz em anexo), independente de o pagamento ser realizado em parcelas a prazo ou cheque pré-datado. No caso do cheque também é importante solicitar o cartão do banco para conferir os dados do cheque.
Se o cliente for uma pessoa jurídica, é importante solicitar o contrato social, documentos dos sócios e confirmar quem está efetuando a compra, em sendo um terceiro se faz necessário os documentos pessoais e procuração com poderes para a compra na respectiva empresa. A pesquisa cadastral no SPC é sempre recomendável para observar se a empresa não possui nenhuma restrição e para confirmar os dados cadastrais.
Cartaz disponível na CDL de Florianópolis.
A CDL de Florianópolis possui este cartaz que está à disposição dos associados.
Se você ficou com dúvidas sobre o texto, ligue para nós: (48) 3229 7133.
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