CDL

menu

Núcleos setoriais e regionais da CDL de Florianópolis fazem sua primeira reunião

Publicado em 14/09/2012

Encontros para ‘troca de experiências’ devem repetir-se com mais frequência a partir do ano que vem

Sara Toscan Camargo, e intermediação da consultora do Sebrae Iara Calil, participaram da reunião representantes dos núcleos.
Criados há sete anos para unir os empresários de uma mesma região geográfica ou de um mesmo ramo de atividade para tratar de assuntos de interesse comum, os sete núcleos setoriais e regionais da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis reuniram-se pela primeira vez nesta quinta-feira, 13 de setembro, na sede da entidade, para “troca de experiências e relatório de atividades”, segundo Hélio Leite, gestor de Negócios da CDL. Sob a coordenação da diretora secretária da Câmara, Sara Toscan Camargo, e intermediação da consultora do Sebrae Iara Calil, participaram da reunião representantes dos núcleos Regional Norte da Ilha, Regional do Centro Histórico, Setorial de Salões de Beleza e Estética, Setorial de Óticas, Setorial de Videolocadoras e o recém-criado (cinco meses atrás) Mulheres Empreendedoras.

Além do relato de atividades pretéritas ou atuais e programações futuras, os membros dos núcleos concluíram sobre a necessidade de realizar reuniões mais frequentes. Ficou decidido que ainda em 2012, provavelmente em novembro, será realizado um segundo encontro. Em 2013, as reuniões terão periodicidade trimestral ou bimestral – a decisão sairá desse segundo encontro.       

União para enfrentar as dificuldades

Pelo Núcleo Setorial de Óticas, o relato foi feito por Elídio Sinzato, que falou da dificuldade de “unir a classe” e dos problemas enfrentados com a “concorrência desleal” dos camelôs, que vendem óculos com preços mais em conta. Adiantou a tentativa do grupo em criar uma rede de óticas credenciadas, com selo de qualidade e tudo, para que o consumidor se conscientize de que “óculos são produtos de saúde” e que comprar mercadorias pirateadas pode ser um risco à integridade ocular.

Outra que se queixou da pirataria foi a diretora Sara Camargo, que falou pelos núcleos das Videolocadoras e das Mulheres Empreendedoras. Segundo ela, as atividades do Núcleo Setorial das Videolocadoras pode resumir-se à luta contra os produtos pirateados, incluindo a tentativa de que a polícia catarinense crie uma delegacia especializada no crime de pirataria. “Estamos bem adiantados na luta”, disse.  Sobre o Núcleo Mulheres Empreendedoras, falou sobre a parceria com o Instituto Nexxera para a qualificação de mão de obra e a criação de um banco de talentos.

Áurea de Souza fez o relato das atividades do Núcleo do Norte da Ilha, salientando as participações do grupo, de 2010 a 2012, em audiências públicas, projetos urbanísticos, obras de revitalização e apoio a eventos comunitários. Também destacou a parceria nos eventos “Café com Ideias”, “Ingleses para Crianças”, e “Estação Mulher 2012”, entre outros.

Mauro Isolani, pelo Núcleo Setorial de Salões de Beleza e Estética, falou sobre os projetos do grupo, incluindo o que envolve pacientes do hospital do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) – confeccionar perucas para os que vão perder cabelo durante o tratamento – e o ainda em fase de esboço “Floripa Aesthetic Hair”, feira de beleza que pode acontecer em novembro do ano que vem. Isolani também comunicou o fim das atividades do Clube de Empresários de Salões de Beleza e Estética, por inoperância, e a ideia de criar, em seu lugar, um sindicato patronal.

Pelo Núcleo Regional do Centro Histórico – “que abrange da Hercílio Luz à Padre Roma e da Paulo Fontes ao Teatro Álvaro de Carvalho” – falou Sidney Escobar, que relatou as prioridades do grupo, que se reúne semanalmente: reativação do Terminal Cidade de Florianópolis (com a volta dos ônibus intermunicipais), revitalização da rua Jerônimo Coelho, Feira da Luz (a ser montada no canteiro central da avenida Hercílio Luz), reforma das calçadas, disponibilização de mesas e cadeiras em locais públicos, estabelecimento de circuito gastronômico permanente, revitalização da rua Trajano e trânsito livre aos sábados, entre outras.
Confira as fotos da reunião

Mais informações sobre o comércio varejista.

galeria de imagens

Compartilhar: