Núcleos setoriais e regionais apresentam seus balanços
Publicado em 23/12/2013
Núcleos setoriais e regionais apresentam seus balanços
Encontro na CDL também traçou os caminhos para 2014
A noite de quarta-feira na CDL de Florianópolis foi de balanço e apresentações do trabalho dos núcleos da entidade. Cada coordenador teve a chance de mostrar o que foi feito em sua área e as ações em planejamento para o ano que vem.
No Núcleo Continente – uma das novidades de 2013 na CDL – a ordem é se fazer conhecido. “Pretendemos mostrar aos empresários dos bairros continentais o que fazemos e as vantagens de ter todos os serviços da CDL sem precisar ir até a ilha”, afirmou Clênia Brognoli, coordenadora do núcleo. Segundo Clênia, outra prioridade é trabalhar a concorrência entre as centralidades da cidade. “O centro, Coqueiros e Estreito têm cada um sua especialidade, a nossa principal é o comércio de móveis, e é este conceito que precisamos desenvolver”, disse.
Maurício Rubineck, coordenador do Núcleo de Óticas, destacou a campanha pela moralização do comércio de produtos óticos em geral, combate à pirataria e contravenção e à venda de produtos de baixa qualidade de visão. Para 2014, a intenção do núcleo é mostrar à população a importância de tratar adequadamente os problemas de visão. “Pesquisas já mostraram que a produtividade no trabalho e nos estudos melhora muito quando a visão é boa”, disse Rubineck.
Sidnei Escobar destacou dois trabalhos do Núcleo do Centro Histórico, do qual é o coordenador geral: a revitalização da rua Jerônimo Coelho e a Feira Semanal Permanente Viva a Cidade. “Na Jerônimo Coelho, devemos avançar com o processo”, afirmou. “Quanto à feira, nossa mola mestra em 2013, a intenção é que fique ainda melhor, tornando-se uma rotina obrigatória dos fins de semana na cidade”, completou, destacando a positiva mesclagem entre comércio e feirantes aos sábados no Centro Histórico.
O coordenador do Núcleo dos Salões de Beleza, Mauro Izolani, frisou a luta pelo fortalecimento do mercado deste segmento. Entre as perspectivas para 2014, Izolani destacou a realização de duas feiras na cidade. “A CDL, por meio do nosso núcleo, dará apoio institucional a estes ventos”, revelou. O coordenador também abordou, em sua apresentação, a obrigatoriedade do uso da autoclave para esterilização de instrumentos em salões, uma exigência da Vigilância Sanitária.
A CDL Jovem destacou, em seu balanço, o Floripa Social, o Dia da Liberdade de Impostos (DLI), entre outras ações pontuais, além dos projetos de capacitação de seus membros. “Tivemos palestras e encontros com professores e empresários para desenvolvimento da turma”, afirmou André Sakai, coordenador da CDL Jovem. Segundo Sakai, ainda não estão definidas as ações para 2014, mas é certo que campanhas como a do DLI estarão em pauta. “Vamos manter isso e focar mais na capacitação de nossos membros. O desenvolvimento será um item muito importante”, disse.
A vice-presidente Sara Camargo apresentou os resultados de 2013 como coordenadora de dois núcleos. No de Videolocadoras, o ano foi muito intenso, com destaque para as ações antipirataria, concorrência desleal – com forte atuação no combate à realização das chamadas Feiras do Brás – e comércio irregular, inclusive com participação na redação da lei sobre cassação de alvarás de quem vende produtos falsificados. O núcleo também iniciou uma campanha de preservação do segmento, com uma petição on-line que já ultrapassa 3 mil assinaturas. Além disso, participou de reunião com distribuidoras de filmes, em São Paulo, sobre os rumos do mercado de videolocadoras.
No Núcleo da Mulher Empreendedora, também coordenado por ela, os destaques foram a segunda edição do Projeto Aprender a Vender, em parceria com o Instituto Nexxera, a participação na campanha Outubro Rosa e a palestra de Prevenção do Câncer de Mama. O núcleo também promoveu almoços com empreendedoras associadas e Núcleo da Mulher Empreendedora da CDL de Balneário Camboriú.
A coordenadora do Núcleo do Norte da Ilha, Áurea Maria Battisti de Souza, frisou a importância da participação em reuniões com a prefeitura para tratar do Centro de Eventos que está sendo construído na região. “Estamos acompanhando as obras e a previsão é de finalizar em março e inaugurar em maio”, revelou. Ela também destacou as ações para integrar mais os empresários, como um almoço que incluiu palestras sobre ações trabalhistas. A segurança também esteve na pauta. Em 2014, a expectativa é de que o Conseg de Canasvieiras participe das reuniões do núcleo.
Ela também elogiou muito o encontro dos núcleos. “Foi muito proveitoso e possibilitou uma integração entre todos. Abriu mais portas para relacionamento entre os núcleos”, afirmou.
Clique aqui para abrir a galeria