Novo modelo de segurança pública é apresentado à CDL Jovem
Publicado em 01/06/2011
Novo modelo de segurança pública é apresentado à CDL Jovem
O Conseg é a alternativa que melhor se adapta ao Estado Democrático, diz Cel. Duarte
Legitimidade.
O Conseg é reconhecido pelas várias esferas do Governo e institutos independentes.
“A segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”, (CF Art.144), lembrou a delegada de Polícia Civil, Vanessa de Oliveira Corbari, ao repassar aos membros da CDL Jovem a importância da implementação da filosofia de Polícia Comunitária numa região, na 11ª reunião da entidade.
O objetivo do encontro, que também contou com a participação do Ten. Cel. Luiz Ricardo Duarte, era de explicar aos membros da CDL Jovem como funciona um Conselho Comunitário de Segurança, Conseg.
Segundo Corbari, a Polícia Comunitária exercida pelos Conseg’s é a forma mais simples, moderna e eficaz de se fazer Segurança Pública, ou seja, de forma preventiva. O sistema só funciona com a atuação integrada da Polícia e representantes da Comunidade gerando resultados positivos no combate a violência e a criminalidade em geral.
Um Conseg é formado por um grupo de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas de segurança.
É por meio do Conseg que providências simples resolvem problemas sérios de forma antecipada como: a deficiência de iluminação pública e pavimentação, sinalização de trânsito, entre outros.
“A sociedade precisa entender que para resolver problemas de segurança temos que enfrentar primeiro as causas desses problemas para depois conter a onda crescente de violência”, conscientiza Duarte.
A del. Vanessa e o Ten.Cel. Duarte fazem parte da Comissão Coordenadora dos Conseg’s, em Santa Catarina.
Saiba mais sobre o Conseg.
Clique aqui e leia notícias relacionadas ao comércio em geral.