Nota Oficial: Vivendo em Nárnia
Publicado em 14/12/2023
Vivendo em Nárnia
Aprovado em dois dias, mediante dois turnos de votação e com placar praticamente idêntico, o Projeto de Lei (PL) nº 19.015/2023 é um verdadeiro presente antecipado de Natal aos Vereadores de Florianópolis que somente serão conhecidos após o resultado das eleições de 2024, mas que iniciarão seus mandatos com vencimentos à ordem de quase R$ 25 mil a partir de 1º de janeiro de 2025 e de mais de R$ 26 mil no mês imediatamente seguinte. Em termos percentuais, trata-se de um reajuste de quase 50% sobre o montante a que fazem jus os ocupantes da atual legislatura – isso sem contar o direito, a eles atribuído, de receber parcela de idêntico valor a título de décimo terceiro subsídio.
No momento conturbado por que passa a economia do País em geral e a de Florianópolis em particular, os 16 Vereadores que votaram a favor do PL em primeira votação (com o beneplácito dos 5 que se abstiveram) e os 17 Vereadores que a ele deram aval em segunda votação (com as 4 abstenções registradas) deram clara evidência de que não coabitam no mesmo universo em que se encontram incontáveis cidadãos que acordam cedo e correm riscos diários para a subsistência de suas famílias e/ou a manutenção de postos de trabalho em uma cidade que sobrevive fundamentalmente da iniciativa privada para a geração de receitas – situação inversamente proporcional à manutenção da própria máquina pública, o que se comprova todo santo dia pela má destinação dessas mesmas receitas, em especial no adequado aparelhamento de um aparato de segurança hábil a manter nossas ruas e praças livres de ilegalidades as mais diversas.
Não bastasse isso, é importante ressaltar que o impacto do reajuste recém aprovado imporá inevitável pressão inflacionária sobre os vencimentos de todo o funcionalismo público municipal, a começar pelos ocupantes dos mais altos cargos. A lógica é simples: se Suas Excelências do Poder Legislativo podem ser agraciadas por tal medida, por que não as do Poder Executivo? Trata-se, pois, de um autêntico trem da alegria a ser embarcado por quem vive em Nárnia e não na Capital dos catarinenses.
Nunca é demais relembrar a frase extraída do apóstolo Paulo em 1 Coríntios 6:12: "tudo me é lícito, mas nem tudo me convém". Ao que parece, os representantes do povo da Ilha da Magia parecem ter ignorado esse importante ensinamento. A CDL Florianópolis lamenta tamanho oportunismo.
Diretoria
CDL Florianópolis
galeria de imagens
destaques
-
Carnaval 2025: Sindilojas de Florianópolis e Região orienta sobre o funcionamento do comércio
Por Assessoria Sindilojas em 20.02.2025
-
CDL Florianópolis promove o primeiro encontro do Papo Inova no Centro
Por Marketing CDL em 11.02.2025
-
CDL Florianópolis apresenta projeto-piloto para otimizar a coleta de lixo no Centro com carro coletor motorizado elétrico
Por Assessoria CDL em 28.01.2025