Nota Oficial: Governo do Estado promove tombamento polêmico de todo o Centro da Capital

Publicado em 29/06/2022

É inaceitável que uma decisão tão impactante como essa tenha deixado de ouvir a sociedade

A CDL de Florianópolis recebeu com indignação a decisão – conotação de retaliação pelo governador do Estado, Carlos Moisés (Republicanos), em anuir que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) defina o “tombamento provisório” de todo o triângulo Central de Florianópolis – região que compreende desde a cabeceira da Ponte Hercílio Luz até o limite do Hospital de Caridade, seguindo pela face oeste do Morro da Cruz até perto do cruzamento da Avenida Mauro Ramos com Avenida Beira-Mar Norte.

É no mínimo inaceitável que uma decisão tão impactante como esta tenha sido acatada por meio da solicitação de duas pessoas, em detrimento a contraposição de diversas entidades e, que impactará de forma direta e indiretamente em mais de 200 mil pessoas, dentre elas todos os proprietários de imóveis comerciais e residenciais, assim como empresas já estabelecidas e seus proprietários e funcionários.

Embora já em vigor o tombamento, mesmo que provisório, os impactos são terríveis para a dinâmica do Centro da cidade. A partir desta medida, por exemplo, qualquer pessoa ou empresa que necessite reformar, precisará de uma autorização especial da FCC e, perguntamos: A instituição possui estrutura humana, técnica e física para atender a todas essas solicitações, num prazo minimamente aceitável?

Do ponto de vista da CDL de Florianópolis, esta atitude do Governo do Estado, por meio da FCC, dá claramente a conotação de uma ação de retaliação pelo tumultuado processo de revitalização da região Leste do Centro histórico da Capital, em tramitação na justiça – caso dos “famosos” paralelepípedos.

Agora a FCC formou um colegiado com representantes também da sociedade civil organizada com a intenção de mitigar o estrago feito. A CDL de Florianópolis é uma das Entidades convidadas a participar e não envidaremos esforços para essa tão descabida e infeliz iniciativa.

Fica a reflexão e o questionamento: Iniciativas como essas em ano eleitoral, quem ganha? Certamente não é a sociedade.

Marcos Brinhosa
Presidente da CDL de Florianópolis

Acompanhem a CDL nas redes sociais
Instagram: @cdlflorianopolis