CDL

menu

Nidus completa um ano promovendo projetos inovadores para a gestão pública do Estado

Publicado em 04/12/2020

Há um ano, o Nidus, Laboratório de Inovação de Santa Catarina, se tornava realidade. Com a inauguração da estrutura, na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), o laboratório, que é vinculado à Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, abriu espaço para ideias e projetos voltados à inovação da gestão pública estadual.

A implantação de uma nova cultura organizacional, voltada para modernizar processos e condutas ajudou o cidadão a acessar serviços do Estado de forma prática, digital e segura. Também foi o que motivou a equipe do Nidus a alinhar parcerias com a iniciativa privada, e ouvir os servidores, buscando uma construção compartilhada de um novo futuro, mais inovador e eficiente.

Para o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, o Nidus reflete os anseios do governo por inovações para melhoria dos serviços prestados. “Somos pioneiros no país em idealizarmos um laboratório dentro de um ambiente que reúne as principais corporates e empresas na área de inovação do Brasil e do mundo. Isso impulsiona a busca por soluções para todas as áreas do governo” afirma.

De acordo com a gerente de Inovação da DITI, Luana Bayestorff, neste primeiro ano foram realizados 11 webinares de temas ligados à inovação da gestão pública, 11 desafios lançados, e 151 novas startups conectadas, além do programa destinado aos servidores do estado Nidus Motivator. “Foram muitas as ações e conquistas, desafios mapeados, participações em eventos, estudos técnicos dentre outras atividades. Sempre com o objetivo de que a inovação aberta aconteça cada vez mais no cotidiano do governo e que as soluções inovadoras proporcionem serviços mais eficientes ao cidadão e um Estado mais dinâmico e voltado às demandas da sociedade atual”, afirma Luana.

Luana comenta as ações planejadas para 2021. “Já temos programados projetos com a Defesa civil, IMA, Santur, Arquivo Público de Santa Catarina, além de uma nova parceria de editais de fomento com Fapesc”.

Fonte: Governo de Santa Catarina
Foto: Mauricio Vieira / Secom

galeria de imagens

Compartilhar: