CDL

menu

Mulheres empreendedoras terão crédito exclusivo

Publicado em 06/02/2013
Mulheres empreendedoras terão crédito exclusivo

Um programa de crédito e apoio destinado exclusivamente às mulheres empreendedoras

Um programa de crédito e apoio destinado exclusivamente às mulheres empreendedoras deve chegar ao Brasil, numa parceria entre o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o Itaú Unibanco. O projeto – chamado WEB (Women Entrepreneurship Banking, ou Banco de Mulheres Empreendedoras) pretende corrigir uma distorção visível no empreendedorismo feminino: 70% das mulheres, segundo o BID, relataram dificuldades para conseguir financiamento, embora tenham um perfil de inadimplência muito menor do que o dos homens.

O projeto deve durar dois anos. Na primeira fase, será feito um diagnóstico das necessidades das empresárias, a partir do qual serão estabelecidas políticas de crédito. Em seguida, serão selecionadas 1.500 empresas – nesta fase inicial ainda restritas à região Sudeste – para participar do piloto. O foco inicial do projeto são empresas com faturamento anual de até R$ 2 milhões, já estruturadas e inscritas no programa 10.000 Women, promovido pela Fundação Goldman Sachs em parceria com o BID.

Daniela Carrera-Marquis, representante do BID no Brasil, disse à Folha de S. Paulo que a participação de grandes bancos privados, como o Itaú, é importante para mostrar que apoiar mulheres empreendedoras não tem apenas importância social, mas é também lucrativo.

Fonte: FCDL/SC

galeria de imagens

Compartilhar: