Movimento no comércio catarinense apresenta sinais de melhora em fevereiro
Publicado em 08/03/2012
Em contrapartida, inadimplência começa a preocupar
Com o término do período de férias e passado o Carnaval, a expectativa do comércio catarinense é de retomada nas vendas. As consultas ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC), que indicam as intenções de compras a prazo do consumidor, aumentaram 1,81% em fevereiro no comparativo com o mês de janeiro. A melhora ainda que tímida é vista com otimismo pelos varejistas e segundo o presidente da Federação das CDLs (FCDL SC), Sergio Medeiros, uma tendência natural de início de ano: “há um aquecimento gradual do consumo no decorrer dos meses sobretudo com as datas festivas, como Páscoa, Dia das Mães e dos Namorados”, analisa. O dirigente lojista revela que a previsão é fechar o ano com crescimento em torno de 4,5% frente a 2011.
Se as previsões em relação às vendas no comércio estadual estão favoráveis, em contrapartida a elevação da inadimplência começa a preocupar. De acordo com o balanço do SPC/SC, o índice registrado em fevereiro foi de 3,26%, considerado acima dos padrões de Santa Catarina. “Podemos atribuir esta alta no número de inadimplentes aos reflexos das compras de fim de ano”, diz Medeiros. Ele acrescenta que a dificuldade do consumidor em regularizar suas dívidas ainda pode estar relacionada à recessão na indústria estadual e à estagnação na geração de empregos. “As contratações temporárias e permanentes entre dezembro e o começo deste ano ficaram abaixo do esperado. No próprio comércio as vagas foram reduzidas”, destaca o presidente da FCDL/SC.
FONTE: PALAVRACOM
galeria de imagens
destaques
-
Carnaval 2025: Sindilojas de Florianópolis e Região orienta sobre o funcionamento do comércio
Por Assessoria Sindilojas em 20.02.2025
-
CDL Florianópolis promove o primeiro encontro do Papo Inova no Centro
Por Marketing CDL em 11.02.2025
-
CDL Florianópolis apresenta projeto-piloto para otimizar a coleta de lixo no Centro com carro coletor motorizado elétrico
Por Assessoria CDL em 28.01.2025