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Máquinas de cartão de crédito permitirão recomendação e check-in no Facebook

Publicado em 03/12/2012
Máquinas de cartão de crédito permitirão recomendação e check-in no Facebook

Com isso, elas poderão ser usadas por consumidores para fazer check-in e recomendação na rede social.

A Cielo anunciou nesta terça-feira (27) a integração do Facebook às suas máquinas de pagamentos. Com isso, elas poderão ser usadas por consumidores para fazer check-ins e recomendações na rede social.

O projeto é resultado de uma parceria institucional entre Cielo e Facebook. As empresas não revelam os valores do acordo.

A novidade começará a funcionar na quinta-feira da próxima semana, 6 de dezembro, em uma fase de testes que começa com 30 estabelecimentos na Grande São Paulo. Até 250 locais poderão participar dessa fase do projeto --que deve ser expandido para o resto do país no primeiro trimestre do ano que vem.

A fase de testes será importante para aperfeiçoar o serviço a partir da observação do comportamento do consumidor e dos comerciantes, diz Eduardo Chedid, vice-presidente de produtos e negócios da Cielo.

CONSUMIDORES
O consumidor que quiser testar o serviço deverá curtir a página do Cielo Linkci no Facebook e fazer um cadastro que pede nome completo e CPF.

Depois, precisará ir a um dos estabelecimentos cadastrados (há uma lista com todos na página) e fazer um check-in na máquina da Cielo para habilitar o serviço --esse passo é necessário para associar o CPF ao número do cartão de crédito.

O usuário poderá fazer o check-in usando a máquina da Cielo logo ao entrar no estabelecimento, mesmo que não pretenda consumir nada. A recomendação, porém, poderá ser feita apenas após a realização do pagamento.

Os check-ins e as recomendações feitas pelo consumidor são publicadas em sua página no Facebook --o que aumenta a exposição da loja e da própria Cielo na rede social.

LOJISTAS
O lojista que quiser participar do projeto pode se cadastrar na mesma página. Nela, é possível registrar promoções relacionadas a check-ins e recomendações feitas por usuários.

Será possível, por exemplo, oferecer prêmios para quem fizer check-in na máquina de seu estabelecimento.

Para recomendações, a política de promoções é diferente. O estabelecimento não poderá oferecer benefícios a quem o recomendar, pois, diz Chedid, isso seria como "comprar" a recomendação --algo que a Cielo queria evitar. Será possível, no entanto, oferecer prêmios aos amigos do consumidor que recomendar o estabelecimento.

FUTURO
O vice-presidente de produtos e negócios da Cielo diz que existe uma grande lista de recursos que poderão ser adicionados futuramente ao serviço. Um deles é um tipo de carteira que listaria todos os prêmios recebidos de promoções oferecidas por lojistas.

Outras novidades que podem aparecer mais adiante são a realização de cadastro por meio de bancos e campanhas cruzadas entre estabelecimentos --por exemplo, um restaurante oferece como prêmio um produto de outra loja.

Fonte: Folha.com
Mais informações sobre o comércio varejista.

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