CDL

menu

Mais 50 leitos de UTI para pacientes de coronavírus devem ser abertos na Grande Florianópolis

Publicado em 16/07/2020
Mais 50 leitos de UTI para pacientes de coronavírus devem ser abertos na Grande Florianópolis

Decisão foi acertada em reunião com prefeitos e secretário de Estado da Saúde. Alguns leitos devem ser abertos já nesta semana.

Em uma reunião nesta terça-feira (14), ficou acertada a abertura de 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes de coronavírus na Grande Florianópolis. Participaram do encontro virtual os prefeitos de Biguaçu, Palhoça, São José e da capital, o secretário de Estado da Saúde, André Motta, e representantes dos Ministérios Públicos. Alguns leitos devem ser abertos já nesta semana.

"Os municípios vão ajudar a estruturar, junto com o estado, leitos de terapia intensiva em Biguaçu e no Hospital de Caridade [na capital]. E nós temos as nossas unidades próprias, estão sendo também organizadas para mais uma oferta de leitos de terapia intensiva aqui na Grande Florianópolis. Lembrando que nós temos a regulação estadual, que numa eventualidade pode fazer movimentação de pacientes dentro da rede", afirmou o secretário de estado da Saúde.

Segundo o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), parte dos leitos serão distribuídos da seguinte forma: 10 no Hospital de Caridade, cinco no Instituto de Cardiologia e cinco no Hospital Florianópolis. Outros 10 devem ser criados e distribuídos entre os hospitais Nereu Ramos, Celso Ramos e Regional de São José, mas ainda não há definição de com quantos leitos cada unidade vai ficar.

Já numa outra reunião, também na manhã desta terça, o secretário André Motta disse que nenhum hospital privado se interessou em alugar leitos de UTI para o estado porque os valores que seriam pagos, com base na tabela do SUS, foram considerados insuficientes. O secretário prometeu elaborar um novo edital para contratação de leitos privados, que deverá pagar os valores de tabela, mais uma complementação. Essa proposta será apresentada a prefeituras e órgãos de controle.

Fonte: G1
Foto: Divulgação

galeria de imagens

Compartilhar: