Lojistas aprovam corte histórico na taxa Selic
Publicado em 15/10/2012
Lojistas aprovam corte histórico na taxa Selic
A redução é uma medida importante para combater as incertezas do cenário externo
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) avaliam que a redução da taxa básica de juros (Selic) de 7,5% para o piso histórico de 7,25% é uma medida importante para combater as incertezas do cenário externo e o rebaixamento da expansão da economia brasileira, que pode ficar abaixo de 4% em 2013.
Na avaliação da CNDL, a continuação do processo de afrouxamento monetário, iniciado em agosto de 2011, é importante para impulsionar a atividade econômica no Brasil, sobretudo a do setor industrial. “Dessa forma, o governo mantém sólidos os pilares que vêm sustentando todo nosso modelo econômico atual, que é baseado nos níveis de emprego”, explica o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Jr.
A CNDL entende que reforços na infraestrutura básica e no setor industrial aumentam a atratividade do capital externo para o investimento produtivo por si só. “São medidas que geram empregos naturalmente e reduzem o descompasso entre oferta e demanda, dando fôlego também para o combate à inflação”, avalia Pellizzaro Jr.
Na visão dos varejistas, os sucessivos cortes que atualmente conduzem a política monetária atingem positivamente todos os setores da economia brasileira, sem distinção. ”Reafirmo o discurso de que essa política também deve vir acompanhada de medidas de desoneração tributária e de expansão do crédito”, afirma Pellizzaro Jr.
Fonte: CNDL
Mais informações sobre o comércio varejista.