Linhas de ônibus da Jotur poderão voltar a circular em Florianópolis

Publicado em 26/06/2020
Linhas de ônibus da Jotur poderão voltar a circular em Florianópolis

Empresa assinou termo de compromisso de adesão ao plano sanitário, afirmando que seguirá as medidas sanitárias durante todo o trajeto até a Capital

A prefeitura de Florianópolis voltou atrás e vai permitir a circulação dos ônibus da empresa Jotur para a Capital nesta sexta-feira (25). Isso só será possível porque a empresa de transporte coletivo que opera linhas intermunicipais na Grande Florianópolis (principalmente entre Palhoça e Florianópolis) assinou um termo de compromisso ao plano sanitário.

Como resultado, deve observar o cumprimento do mesmo em todo o trajeto das linhas que tem Florianópolis como origem e destino.

Ao assinar esse termo, a Jotur se comprometeu a apresentar, até sexta-feira (26), um relatório operacional que comprove as medidas de correção necessárias. Tanto a notificação quanto o termo de compromisso, assinado pela Jotur, foram publicados nesta quinta-feira (25), no Diário Oficial do município.

A administração municipal informa que qualquer irregularidade, tanto por parte das empresas, quanto por parte dos usuários pode gerar riscos e agravamentos sanitários. Sendo assim, pode ocorrer a suspensão de todo o serviço do transporte coletivo.

Empresa será alvo de processo administrativo

O anúncio da nova permissão para entrada das linhas operadas pela Jotur foi feito pela Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, da Capital, que afirmou que será aberto um processo administrativo para o pagamento de multa por parte da empresa.

Essa multa será aplicada em função do descumprimento de medidas do protocolo sanitário de prevenção ao coronavírus no transporte coletivo na última quarta.

Fiscalização

O secretário de Segurança Pública de Palhoça, Alexandre de Souza, informou que os agentes da Guarda Municipal de Trânsito estão realizando uma fiscalização constante aos veículos do transporte coletivo municipal. Além disso, explicou que a abordagem acontece aleatoriamente, a qualquer momento, mas principalmente nos horários de pico.

Segundo o secretário, “até o momento, não detectamos nenhuma irregularidade nas linhas do transporte coletivo dentro do município de Palhoça.

Seguindo as regras municipais, o distanciamento social vem sendo mantido, o uso de máscara é respeitado e a empresa mantem as condições de higiene dos veículos”, finalizou Alexandre de Souza.

Vídeo denunciou regras sendo burladas

Em um vídeo, gravado dentro de um ônibus, um colaborador da empresa orienta passageiros a burlarem as regras sanitárias no transporte coletivo.

“Estamos tentando seguir as regras. Cada banco ocupado no corredor, peço pra vocês usuários que fiquem em pé, a partir do momento em que passarmos a ponte, pode retornar e sentar normal”, diz o funcionário nas imagens gravadas dentro do ônibus. “Estamos apenas cumprindo o decreto para poder sair daqui”. Fonte: ND Mais
Foto: Anderson Coelho/ND