Lançamentos tecnológicos facilitam a hora da venda facebook twitter email
Publicado em 21/01/2013
Entre os lançamentos da maior feira do setor no mundo, ideias inspiradoras para tornar cada compra uma experiência única
Quando a internet chegou ao consumidor, o varejo criou equipes e até empresas diferentes para pensar a sua atividade online. Agora, está se dando conta que, para o cliente, é a mesma coisa a operação online e offline (com as lojas de rua ou em shopping). Não há diferença na marca, nem em produto.
Na NRF Big Show, maior feira de varejo do mundo, que ocorre há 102 anos em Nova York, grandes lojistas alertam que é preciso oferecer todos os canais que o consumidor necessita para comprar. Erra quem não troca na loja física o produto comprado pela internet, assim como o vendedor que não tem como pesquisar o preço e características do produto na hora que o consumidor está na frente dele pedindo a informação.
A tecnologia ajuda a identificar e antecipar a necessidade do cliente. O movimento dele na loja orienta o vendedor sobre que tipo de produto ele deve oferecer primeiro.
Na feira em Nova York, ganharam destaque softwares que recuperam o que o consumidor comprou na loja antes, indicando as preferências do cliente. Programas que há dois anos identificavam apenas o calor da movimentação de clientes, quando eles entravam na loja, agora informam a idade aproximada do consumidor.
Os varejistas brasileiros que participaram do evento, liderados pela delegação daConfederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) perceberam, no entanto, que estas tecnologias podem demorar um pouco para chegar no Brasil.
Os equipamentos e softwares ainda são caros e exigem muito investimento do lojista. É preciso ainda fazer adaptações de legislação e repensar alguns tributos observa Cleonice Fischer, executiva da Automatech, empresa que vende tecnologia para o varejo no Brasil.
Máquinas fazem muito mais do que o esperado
A delegação brasileira no evento, este ano, somou 1.412 participantes, o segundo maior contingente do NRF Big Show, que teve 6 mil inscritos.
De acordo com a Federação das CDLs do Estado (FCDL-SC), 40 varejistas saíram de Santa Catarina para participar do evento promovido pela NRF, a Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos. De acordo com o presidente da FCDL-SC, Sergio Medeiros, a mensagem deixada pelo evento é que o grande desafio do varejo contemporâneo é transformar vendas em experiências, mesmo que o produto comercializado seja apenas uma lata de refrigerante.
Um exemplo desta tendência foi a máquina criada em uma parceria de Intel e a Pepsi e apresentada no evento. O equipamento, além de vender refrigerantes, oferece games online, jogos em que o cliente pode ganhar um refrigerante ou presentear um amigo, carregar a bateria do celular e outras formas de interação. Veja, abaixo, outras tendências mostradas no evento.
Fonte: Diário Catarinense
Mais informações sobre o comércio varejista.
galeria de imagens
destaques
-
Carnaval 2025: Sindilojas de Florianópolis e Região orienta sobre o funcionamento do comércio
Por Assessoria Sindilojas em 20.02.2025
-
CDL Florianópolis promove o primeiro encontro do Papo Inova no Centro
Por Marketing CDL em 11.02.2025
-
CDL Florianópolis apresenta projeto-piloto para otimizar a coleta de lixo no Centro com carro coletor motorizado elétrico
Por Assessoria CDL em 28.01.2025