CDL

menu

Jovens empreendedores conhecem história de sucesso

Publicado em 17/05/2012
Jovens empreendedores conhecem história de sucesso

Membros da CDL e ADBV-SC Jovem participaram de bate-papo com proprietário da Carioca Calçados, Pedro Paulo de Abreu

Bate-papo com jovens empreendedores da capital
O empresário Pedro Paulo de Abreu, proprietário da rede de lojas Carioca Calçados e presidente da CDL de Florianópolis, participou na última terça-feira (15/05) de um bate-papo com jovens empreendedores integrantes dos núcleos juvenis da CDL florianopolitana e da ADBV-SC. Na oportunidade, ele contou sobre como iniciou na atividade, deu conselhos do que é fundamental no mundo empresarial e falou sobre como concilia a administração do negócio com o associativismo.

Abreu expôs que a chance de ter a primeira loja surgiu por acaso. “Quando eu tinha 22 anos e trabalhava como auxiliar de escritório em uma empresa do ramo calçadista da Capital, o patrão comprou uma unidade no Estreito, que era a Carioca Matriz e me convidou para administrá-la. Após alguns meses de trabalho, me propôs a compra do estabelecimento”, conta. Foi neste momento que despertou nele o espírito empreendedor. “Sempre sonhei em atuar no varejo, mas não queria ser empregado e sim ter meu próprio negócio”, destacou.

Pedro Paulo de Abreu (c) contou como tornou-se presidente da CDL de Florianópolis
De lá para cá, Abreu pediu a ajuda dos familiares e, após 27 anos, já tem 24 lojas nos municípios da Grande Florianópolis e outras cidades catarinenses. “Tivemos dificuldades como todo mundo tem, mas trabalhamos muito, com persistência e dedicação, e conseguimos expandir a empresa. Hoje temos 650 funcionários”, afirmou. Perguntando sobre como é ocupar a presidência da CDL de Florianópolis e administrar seus negócios, o empresário disse que se dedica ao máximo para que uma coisa não atrapalhe a outra. “Tenho procurado representar bem a entidade e toco minha empresa paralelamente. Faço de tudo para não comprometer nem uma coisa, nem outra. Nunca tive o objetivo de ser presidente, não me preparei para isso, mas aconteceu”, respondeu.

Outros assuntos como concorrência do comércio eletrônico, relação de trabalho com parentes, dificuldades de mão de obra e planejamento empresarial também foram discutidos durante a troca de ideias. “A grande lição foi ver um grande empresário incentivando o empreendedorismo e dizendo que o desafio vale a pena”, sintetizou Eduardo Gentil, proprietário de uma agência digital, participante do encontro.

Mais informações sobre o comércio varejista.

Ver as fotos do encontro.

galeria de imagens

Compartilhar: