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INFORMAÇÕES NO SPC

Publicado em 00/00/0000

1. Como fazer para verificar se meu nome está incluído no serviço de proteção ao crédito?
R: Dispomos de aplicativo de celular SPC Consumidor, onde pode ser feita a consulta gratuita referente a base nacional do SPC e verificar a pontuação do Score. Antes da consulta deverá ser feito um cadastro e a consulta será individual para este cadastro.

2. Recebi uma carta do SPC, avisando que o meu nome está sendo incluído no banco de dados de devedores. Como eu faço para consultar meu nome?
R: Pode consultar através de aplicativo de celular SPC Consumidor, se precisar de uma declaração de SPC basta solicitar pelo e-mail consumidor@cdlflorianopolis.org.br, colocando em anexo documentos de identificação: RG, CPF, CNH.

3. Estou registrado no SPC, porém desconheço o débito. O que fazer?
R: Pode consultar através de aplicativo de celular SPC Consumidor e verificar qual empresa negativou seu nome. De posse desta informação, mantenha contato com a empresa e verifique a origem do registro e analise as opções disponíveis para a regularização da situação. Após o pagamento do débito existente ou renegociação da dívida, a empresa credora procederá com o cancelamento do registro.

4. Como devo fazer para pagar minha dívida?
R: Faça contato com a empresa com a qual você está em débito. Caso não saiba qual é a empresa ou onde ela está localizada, pode consultar através do aplicativo de celular SPC Consumidor onde constarão as informações. Procure a empresa e verifique as formas de pagamentos disponíveis.

5. Já paguei minha dívida. Como faço para tirar meu nome do SPC?
R: A empresa, assim que recebe o pagamento do que lhe é devido, efetua a retirada do registro. Caso o pagamento tenha sido efetuado e o registro continue constando no SPC, mantenha contato com a empresa e informe sobre a permanência do registro. É preciso que a empresa verifique se não restam outros débitos pendentes.
Atenção: em caso de carnês ou débitos compostos de várias prestações vencidas, é preciso apresentar o documento de pagamento completo, comprovando o pagamento de todas as parcelas.

6. Tenho cheques devolvidos. O que faço para regularizar minha situação?
R: Pague os cheques aos seus credores, resgatando-os. Compareça à agência bancária de origem destes cheques (onde você tem ou tinha conta corrente), apresente os cheques à gerência e solicite a retirada do seu nome da lista de devedores do Banco Central. A partir daí o próprio Banco se encarregará de tomar as providências para exclusão do seu CPF do cadastro de emitentes de cheques sem fundos do Banco Central (CCF). Caso os cheques tenham sido registrados no banco de dados do serviço de proteção ao crédito, caberá ao credor (a quem você pagou o débito para resgatar o cheque), providenciar o cancelamento do registro no SPC.

7. Tenho alguns cheques devolvidos, porém, não sei quem são os credores. Como proceder?
R: Compareça à sua agência bancária (ou à agência de origem dos cheques) e solicite a microfilmagem dos mesmos, a fim de localizar o nome e endereço da empresa credora. Negocie a dívida, resgate os cheques e siga os passos descritos na pergunta acima.

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