Inadimplência e vendas recuam em setembro, segundo dados do SPC Brasil
Publicado em 09/10/2012
Foi registrado queda de 12,02% na inadimplência do consumidor em setembro de 2012
A inadimplência do consumidor registrou queda de 12,02% em setembro de 2012, na comparação com o mesmo período de 2011, de acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O novo índice, que passa a ser divulgado a partir deste mês, reflete a diferença entre as inclusões de consumidores por inadimplência e as exclusões por pagamento das dívidas. Sendo assim, quando o índice for positivo, significa que a inadimplência está aumentando. Quando for negativo, sinaliza que a inadimplência está caindo.
Na avaliação do SPC Brasil, a retração registrada em setembro é uma indicação importante de que as dívidas estão sendo quitadas com mais facilidade, dado o aumento do salário dos trabalhadores acima da inflação, a queda das taxas de juros e a estabilidade dos níveis de emprego.
A linha de tendência, representada em preto, aponta para uma queda da inadimplência no setor varejista. No entanto, para o economista do SPC Brasil, Nelson Barrizzelli, os dados mostram que ainda há dificuldades para a quitação de débitos pendentes com prazos de financiamentos mais longos, superiores a 12 meses. “O endividamento de meses anteriores está sendo quitado de forma errática, sem uma tendência claramente definida”, afirma o economista.
Para o SPC Brasil, os varejistas devem manter a cautela na hora de conceder crédito diretamente ao consumidor para compras parceladas, com prazos superiores a 12 meses. Já os consumidores devem ficar atentos para não assumirem mais de uma dívida, sobretudo se o parcelamento comprometer mais de 25% da renda familiar.
O economista do SPC Brasil defende a educação familiar financeira e a implantação do cadastro positivo como os melhores caminhos de evitar a inadimplência do consumidor e ajudar famílias brasileiras a ajustarem os compromissos à renda disponível. “Esse tipo de cadastro permite que o concessor de crédito avalie como as famílias saldam os compromissos e proporciona, de uma forma gradual, a queda dos juros no financiamento direto ao consumidor”, afirma Barrizzelli.
Vendas
Em relação às consultas no SPC Brasil, que refletem em certa medida o nível de atividade no varejo, o mês de setembro apresentou queda de 12,71% em relação a agosto de 2012. O mês de agosto é uma base de comparação mais aquecida em relação a setembro em função do Dia dos Pais e da continuação das liquidações e promoções iniciadas em julho, o que justifica a queda no indicador. Na comparação com setembro de 2011 o indicador apresentou uma queda de 5,52%.
A linha de tendência, representada em preto, mostra que aos poucos as vendas devem retomar o crescimento. Além disso, existem aspectos positivos relativos ao período do ano para o aumento das vendas no comércio. Em outubro, o Dia das Crianças deve impulsionar o consumo e no final do ano, o período natalino impulsionará naturalmente os consumidores às compras.
Fonte: CNDL
Imagem: CNDL
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