Impeachment de Moisés: tribunal rejeita inclusão de relatório da PF no processo

Publicado em 12/11/2020
Impeachment de Moisés: tribunal rejeita inclusão de relatório da PF no processo

O desembargador Ricardo Roesler, presidente do tribunal especial de julgamento referente ao segundo pedido de impeachment, rejeitou pedido da defesa do governador afastado Carlos Moisés (PSL) para a inclusão, no processo que tramita no tribunal, de relatório da Polícia Federal sobre a investigação da compra dos respiradores junto à Veigamed.

Os advogados também solicitaram que o tribunal peça ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) acesso ao relatório sobre a mesma investigação.

A decisão foi proferida por Roesler na segunda-feira (9) e publicada na edição de terça-feira (10) no Diário Oficial da Assembleia. Conforme o despacho, a defesa do governador argumentou que os documentos isentariam Moisés de participação na compra dos 200 ventiladores pulmonares.

Na decisão, o desembargador ressaltou que há “distinção e autonomia” entre as instâncias que apuram a compra dos respiradores e que a decisão sobre o impeachment do governador não está subordinada à conclusão da investigação sobre Moisés em outras esferas.

Roesler também justificou que “não se poderia requisitar de uma autoridade judiciária a eventual quebra de sigilo e a consequente obtenção de documentos”.

Entrevistas com candidatos

Além das propostas alinhadas junto a outras 21 entidades e apresentadas aos candidatos comprometidos com o setor produtivo da Capital, a Acif (Associação Empresarial de Florianópolis) realizou entrevistas com sabatinas aos concorrentes ao Executivo e Legislativo municipais.

O resultado pode ser conferido no canal Acif Play (YouTube) e servirá de base para acompanhamento, fiscalização e posterior cobrança do que foi assumido junto às instituições e à sociedade de Florianópolis.

Os sinais de Daniela

A governadora interina Daniela Reinher (sem partido), participou nesta semana de reunião com a bancada de deputados estaduais do Oeste, que tinha por pauta principal a estiagem na região.

Na ocasião comunicou a disponibilidade de R$ 24 milhões em recursos destinados minimizar problemas causados pela estiagem.

São R$ 4,5 milhões do Fundo de Desenvolvimento Rural, R$ 15 milhões aprovados pela Assembleia para o Conselho de Desenvolvimento Rural e mais R$ 5 milhões de devolução da Assembleia.

Daniela Reinher se comprometeu em agilizar as ações solicitadas pela Assembleia, em clara intenção de aproximação com os deputados.

A conferir no entanto, se ela consegue gesto forte o bastante até o julgamento do primeiro pedido de impeachment do Governador afastado, Carlos Moisés, do PSL.

Os sinais são de que será em breve e com todas as possibilidades de retorno dele em breve ao cargo.

Karina Manarin

A Fita Salva

Um backup em fita convencional guardada pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) pode salvar mais de 95% dos arquivos do Superior Tribunal de Justiça que foram hackeados semana passada.

A Corte superior, com sistema digital frágil (nota-se) perdeu todos os arquivos online e até seu backup digital no próprio parque tecnológico com o ataque dos criminosos.

O backup em fita, considerado arcaico por empresas nos tempos modernos (sem interligação com o sistema online) raramente é utilizado por órgãos do governo e do Judiciário.

Neste caso, o STJ recorreu a uma estante de arquivo decano e se livrou do problema que poderia fazer a Corte ter que digitalizar todos os milhares de processos.

Fote: ND Mais
Foto: Alesc/Divulgação/ND