CDL

menu

Golpes digitais atingem 80% das pessoas que tem acesso à rede no Brasil

Publicado em 03/01/2012

Um dos principais golpes são os sites que prometem retirar o nome da vítima do SERASA e SPC o mais rápido possível

Fato. Os tempos mudaram com a tecnologia. Empresas, pessoas, relacionamentos, negócios tomaram outra cara e hoje já se pode até ganhar dinheiro pela internet. Certo? Errado. É o que aponta o relatório de 2011 de crimes cibernéticos da Norton, marca de antivírus da Symantec, onde 80% das pessoas que têm acesso à internet foram vítimas de criminosos que enviam mensagens do tipo “flagrante”, “clique aqui”, “encontrei essas fotos por aí”, que nada mais são mensagens eletrônicas com vírus.

Depois de mudar a forma como nos relacionamos, alterando os sentidos de tempo e de espaço, a convergência digital está alterando também como operam os criminosos. A cada dia que passa, novos problemas surgem na internet, e as pessoas devem ficar atentas para não serem mais uma das muitas vítimas de pessoas maldosas.
E um dos principais golpes são os sites que prometem retirar o nome da vítima do SERASA e SPC o mais rápido possível, e, ainda por cima, sem pagar as dívidas. Mas isso não é verdade, é apenas mais um golpe.

Entre os fatores que facilitam a ação dos bandidos está a curiosidade, falta de informação e a despreocupação em relação à segurança durante a navegação pelos internautas, segundo dados divulgados pela Symantec, empresa especializada em soluções de segurança.

 A lista de golpes não é pequena, entre eles destacam-se oportunidades de negócio, venda de malas diretas, correntes, propostas para trabalho em casa, golpes da dieta ou da melhoria de saúde, esquemas para ganho de dinheiro fácil , produtos gratuitos, oportunidades de investimento, kits para decodificação de sinal de TV a Cabo (relacionado ao público americano), garantia de crédito e empréstimo facilitados, recuperação de crédito, promoções de viagens.

Especialistas garantem que, de nada adianta ter uma solução de antivírus e firewall instalada e atualizada no computador se as pessoas não cuidam onde clicam. É preciso entender que a fraude online é um crime como qualquer outro. Por isso, ficar atento e informado é uma das dicas para evitar golpes digitais.

Clique aqui e confira como agem os criminosos online.

Mais dicas

1- Delete e-mail de desconhecidos antes de abrir, especialmente os que têm títulos para aguçar a curiosidade.

2- Mantenha seu sistema operacional e programas antivírus atualizados e tenha um firewall instalado.

3- Evite acessar a conta de banco pela internet em computadores públicos e compartilhados, como os de cyber cafés e lan houses.

4- Troque periodicamente a senha usada para acessar ao banco na internet.

5- Se tiver em dúvida em relação à segurança de procedimentos na internet banking, entre em contato com o seu banco.

6- Aos usuários de smartphones, proteger e instalar um antivírus, sempre que possível.

7- Aos usuários de aparelhos da Apple – seus aparelhos não estão protegidos contra qualquer tipo de invasão.

Fonte: www.estadao.com.br

Clique aqui e fique por dentro de tudo o que acontece no comércio em geral.

galeria de imagens

Compartilhar: